Como emitir certificado de destinação final

Devido ao crescimento populacional, a quantidade de despojos urbanos tem aumentado consideravelmente, resultando em sérios problemas de saúde pública e meio ambiente. Estes materiais, mal administrados, se acumulam nos mares, oceanos e florestas, danificando todo o ecossistema. Descubra, a seguir, como emitir Certificado de Destinação Final e porque ele é importante no gerenciamento adequado dos resíduos.

A importância da gestão de resíduos sólidos

Todos os materiais gerados e descartados pelas indústrias, residências, comércios e instituições, como restos de comidas, eletrônicos, embalagens usadas, computadores antigos, pilhas, jornais e restos alimentícios, entre outros, podem ter um impacto negativo na saúde pública.

É imprescindível o descarte correto desses itens e, para tal fim, é necessário que você saiba como emitir certificado de destinação final.

Empresas como a Limpa Fossa ESGOTECNICA ®️, que oferecem serviços de limpeza e descarte, necessitam gerenciar os refugos conforme leis e regulamentos ambientais. A gestão é realizada através ações que vão desde a coleta, tratamento, transporte e armazenamento até a destinação final. A intenção consiste em preservar sempre a qualidade do meio ambiente contra riscos de contaminação e proliferação de doenças.

Como emitir Certificado de Destinação Final

No Brasil, existe um conjunto de leis e regras especiais para o controle correto e descarte de sobras, fiscalizados por órgãos ambientais. A Lei n.º 12.305, 2010 decretou a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, com outras leis auxiliares. Todas elas, porém, com objetivos semelhantes: proteger, melhorar e recuperar o ecossistema.

O principal documento que comprova a destinação e tratamento adequados dos resíduos é o Certificado de Destinação Final – CDF.  Ele pode ser gerado automaticamente pelo Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR online, com validade em todo o território nacional.

O MTR, ferramenta emitida pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos – SINIR, compreende as ações de fiscalizar, monitorar e coletar dados sobre o correto manejo de materiais sólidos em todo país.

Informações importantes na elaboração do CDF

Para que você tenha como emitir Certificado de Destinação Final, saiba que o documento deve conter as seguintes informações:

  1. Dados Cadastrais: nome, CNPJ, localização e quem é o recebedor do material.
  2. Responsável pelo envio — qual empresa está expedindo o resíduo.
  3. Declaração de recebimento — com data e assinatura de quem entregou e quem recebeu.
  4. Informações sobre o destinador — número de licença ambiental, com código da atividade registrada no órgão ambiental local.
  5. Tabela de informações gerais — quantidade, tipos e qual será a destinação final, que pode ser aterro, incineração ou reciclagem.

ESGOTECNICA ®️: empresa limpa fossa 100% certificada

Há mais de 30 anos de experiência no mercado, a Limpa Fossa ESGOTECNICA ®️ possui todas as certificações e licenças ambientais, com o propósito de oferecer o melhor. Garantimos sempre a solução correta e eficaz, com a agilidade e confiança que nossos clientes merecem.

Atendemos a qualquer hora do dia ou da noite, 7 dias por semana, incluindo feriados e fins de semana. Oferecemos garantia de 90 dias em todos os serviços. Você ainda tem a facilidade de pagar com cartão de crédito, cheque, depósito bancário e boleto bancário.

Precisou dos nossos serviços de desentupimento, encanador, dedetização, eletricista e limpa fossa? Solicite grátis uma visita e receba orçamento sem compromisso!

Fossa Séptica: cuidados na limpeza

As residências não servidas por esgotos públicos dependem de outros sistemas sépticos, a fim de tratar e descartar as águas residuais. O método de decomposição subterrânea e drenagem de resíduos mais usado é a fossa séptica. Conheça, a seguir, em que consiste esse modelo, os tipos mais comuns e quais os seus benefícios!

Fossa séptica

As águas cinzentas saídas de pias e banheiros, assim como as águas pretas, provenientes de vasos sanitários, precisam ser tratadas antes de serem lançadas no solo. Os moradores de áreas agrícolas fazem uso de um tanque de saneamento, colocado no subsolo, que recebe esses líquidos e os envia em direção à uma rede de tubos de campo de drenagem.

Constituída de duas câmaras distintas: de tratamento, onde ocorre a maior parte do processo bioquímico; e a final, onde acontece a saída dos resíduos em nível mais baixo, a fossa séptica garante o fluxo rápido, sem obstrução, conduzindo os líquidos a uma determinada direção.

A decomposição de todo o material é feita pela ação de bactérias anaeróbicas (sem a presença de oxigênio), que digerem as matérias orgânicas presentes no processo.

Vantagens das fossas sépticas

Independência do poder público, baixo custo, durabilidade e redução de poluição estão entre os vários benefícios dos usuários dos tanques sépticos.

As maiores vantagens das fossas sépticas são as seguintes:

  • Variedades – variam de durabilidade e resistência. A qualidade depende do material, que pode ser concreto, aço, fibra de vidro e plástico. Os modelos de concreto duram de 20 a 40 anos.
  • Economia – ajudam a economizar de várias maneiras, desde a instalação até a venda do imóvel no futuro. Além disso, têm baixo custo de manutenção.
  • Benefícios ao meio ambiente – não contaminam as águas subterrâneas se houver vazamento. Favorecem a flora e fauna, pois estimulam o crescimento de plantas que alimentam animais, como os pássaros.
  • Eficiênciaa fossa séptica é eficiente na purificação das águas residuais, pois o rejeito pode ser usado na recarga de águas subterrâneas.

A escolha e o tipo de tanque vão depender da localização, como e quem usará, o tamanho da propriedade, tipo de solo, água, quantidade de chuva e etc.

Cuidados na limpeza

O trabalho de limpeza do conjunto deve ser executado por empresa especializada, que possua equipamentos próprios e adequados à aspiração correta dos dejetos, a fim de garantir as boas práticas ambientais.

A Esgotecnica Limpa Fossa oferece serviços de limpeza de fossa séptica, com segurança e qualidade, zelando pela preservação da vida e do meio ambiente. Nossa empresa dispõe ainda de profissionais qualificados, com atendimento 24 horas, 365 dias por ano.

Através do uso de frota própria de caminhões de hidrojateamento e caminhoneta mini hidro e vácuo, os técnicos são capazes fazer o trabalho de desobstrução de galerias, bueiros, caixas de gordura e bocas de lobos, sem danificar as estruturas do estabelecimento.

Para a limpeza correta da fossa séptica, chame a Limpa Fossa conosco. Com mais de 30 anos de mercado, todos os serviços têm garantia de 90 dias, podendo ser estendida até 1 ano.

Solicite uma visita grátis e orçamento sem compromisso!

Desentupidora de Fossa

Tipos de fossas sépticas e cuidados com cada uma

As águas residuais usadas na cozinha, banheiro e lavanderia são direcionadas por tubos de drenagem, para serem tratadas, em um tanque subaquático chamado fossa séptica.

Esse sistema consiste num recipiente subterrâneo impermeável retangular ou redondo, feito de fibra de vidro, plástico ou concreto. Há também tanques sépticos feitos de materiais como tijolos e pneus, que recebem os dejetos sólidos para serem separados.

Instalada no subsolo, geralmente a 50 metros de distância das residências, as fossas sépticas são mais usadas em áreas rurais e em lugares onde não há redes de esgoto.

O tamanho do sistema séptico pode variar, dependendo do tamanho da família, do solo, da extensão da propriedade, proximidade de lençóis freáticos, condições climáticas ou regulamentação local.

Modelos mais comuns de fossa séptica

Fossa séptica de PVC – uma boa alternativa, dependendo da área ou local, ou se estiver procurando uma opção mais barata. O tamanho do lote, a localização e o clima podem influenciar na melhor escolha.

Fossa séptica com pneus – são usados pneus de caminhão que seriam descartados. Sua vida útil é superior a 50 anos. A limpeza deve ser efetuada a cada 2 ou 3 anos para descarte correto dos resíduos.

Fossa séptica de tijolo – geralmente construída por duas câmaras. Dentro da fossa existem tubos em “T”, na entrada e saída do tanque. Eles retêm os sólidos da água residual e evitam que entrem no campo de drenagem.

Fossa séptica de concreto – é o tipo mais popular no mercado, devido à sua resistência, peso e durabilidade. Pode durar mais de 40 anos se construída corretamente e com manutenção regular. Tem menos chance de quebrar, rachar ou furar.

Fossa séptica de manilha – muito utilizada em vias públicas por órgãos responsáveis pela rede de esgoto. São de vários tamanhos e litragens, e possuem cerca de 1,5 de diâmetro.

Cuidados necessários com as fossas sépticas

Existem cuidados que precisam ser tomados para a manutenção regular das fossas sépticas. Com o passar do tempo, podem ocorrer entupimentos, causando surpresas desagradáveis como mau cheiro, além do surgimento de moscas, baratas e ratos.

Se o sistema estiver sobrecarregado, é capaz de inundar, fazendo com que o esgoto flua para a superfície do solo, ou crie reservas em vasos sanitários e pias. Por isso, é necessária a manutenção preventiva de higiene, para um bom funcionamento do sistema séptico.

Limpa Fossa SP

Conte com os serviços de Limpa Fossa da Esgotecnica, empresa especializada e qualificada para limpeza de fossa séptica, sumidouro, caixa de gordura e poço. Atendemos residências, condomínios e empresas, com eficiência e segurança, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Contamos com frota própria de caminhões de hidrojateamento e auto vácuo, mini hidro e vácuo, para pequenos locais, seguindo as normas rígidas legais. Todo o descarte dos resíduos são transferidos para regiões de tratamento adequadas, de acordo com essas legislações.

Somos a melhor opção em limpeza de alagamentos, hidrojateamento de redes de esgotos em geral, manutenção ou reparo de fossa séptica!

Para não ter dor de cabeça, chame a Limpa Fossa e peça um orçamento sem compromisso!

Fossa enchendo muito rápido: por que acontece e como resolver

Especialmente em centros urbanos, as fossas sépticas são um dos métodos encontrados para o tratamento de efluentes residenciais e industriais. Se o seu problema é a fossa enchendo muito rápido, saiba agora o porquê disso acontecer e entenda qual a melhor solução nesse caso.

Fossa enchendo muito rápido? Entenda o que pode ser

Como sempre ressaltamos aqui no Limpa Fossa SP, o serviço de limpeza e manutenção de tanques sépticos é indispensável e você não deve esperar que o compartimento se esgote. No caso de uma fossa enchendo muito rápido, é importante que você descubra o que pode estar causando isso, do contrário, você vai gastar rios de dinheiro tendo que fazer o bombeamento.

As fossas sépticas possuem uma capacidade de armazenamento dos resíduos nela depositados, tanto que no ato da instalação, por exemplo, é imprescindível que você informe quantas pessoas há na residência. Com isso em mente, o mais provável de estar acontecendo é que o número de moradores tenha aumentado e, portanto, isso resulte no esgotamento da fossa séptica.

Em suma, recomendamos que você analise a situação e veja se:

  • havia menos pessoas usando o sistema de esgoto residencial anteriormente
  • qual a capacidade da fossa séptica
  • quando foi a última vez que você contratou uma empresa limpa fossa em São Paulo

Isso tudo é necessário, pois a fossa enchendo muito rápido também pode ser mau funcionamento do sistema de tratamento de esgoto residencial. Sendo assim, é de extrema importância que você verifique o quanto antes, atentando-se aos riscos e perigos que a falta da limpeza de fossa oferece.

E agora, o que devo fazer?

Independentemente do fator “quantidade de pessoas” e especialmente se o número de residentes não aumentou, a única certeza é a de que algo não está certo. Por esse motivo e visando seu bem-estar, o mais sensato a se fazer agora é que você recorra ao suporte de profissionais.

Em casos de fossa enchendo muito rápido, o que não é algo normal, somente um técnico experiente em manutenção e limpeza de tanque séptico saberá do que se trata bem como qual a solução. Isso quer dizer que você não deve dar ouvidos, por exemplo, a pessoas baseadas apenas em palpites e também não aconselhamos a ajuda de amadores por mais bem intencionados que sejam.

No final das contas é como você já ouviu muitas vezes, o barato vai sim sair caro, e a dor de cabeça pode se tornar ainda maior, então aja sabiamente e chame quem entende do assunto.

Limpa Fossa 24 horas em São Paulo

Veja você mesmo nossos serviços oferecidos aqui no menu do site, além das fotos de nossa empresa e equipamentos. Temos caminhões e veículos menores para hidrojateamento, e um time de profissionais altamente capacitados para lhe atender.

Entre em contato seja no caso de fossa enchendo muito rápido ou qualquer outro problema relacionado e você receberá toda ajuda e suporte de que necessita.

A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossas

O entupimento de fossa é um problema que acontece muito nas indústrias, embora também ocorra em imóveis residenciais que não realizam a manutenção preventiva da limpeza de fossas. Neste conteúdo, você ficará por dentro do assunto e entenderá porque é importante limpar a fossa séptica de modo a se prevenir contra entupimentos.

Fossa séptica: o que é

Em curtas palavras, uma fossa séptica é um compartimento para tratar esgoto, seja industrial ou residencial. Esse tanque séptico pode conter apenas uma câmera, duas, ou mais, de acordo com a necessidade da empresa ou morador.

Nas localidades onde não existe rede de tratamento de esgoto, a fossa séptica é a solução encontrada no tratamento primário do esgoto. Porém, é necessário que se faça a manutenção preventiva da limpeza de fossas de modo que ela mantenha seu bom funcionamento e não gere problema como o entupimento de esgoto.

Entupimento e limpeza de fossa: entenda

Pelo fato de fossas sépticas receberem dejetos sólidos, com o passar do tempo, a consequência é o acúmulo de resíduos no compartimento. Sendo assim, o único jeito de não deixar que a fossa entupa é a manutenção preventiva.

Esse serviço de limpeza de fossas, que previne contra o entupimento, é feito por pessoas especializadas, uma empresa que possua experiência e saiba lidar com todos os tipos de fossas. Caso o tanque séptico já esteja entupido, por meio da limpeza de fossas é possível efetuar o desentupimento e até mesmo transportar os dejetos para o local de descarte.

Manter a fossa séptica em perfeitas condições e funcionamento adequado é algo que só beneficia a todos, pois você evita problemas no esgoto e evita de gastar com o serviço de desentupimento de fossas. Além disso, a limpeza de fossa também é eficaz para:

  • prevenir contra odores
  • impedir o surgimento de baratas, ratos, moscas e demais insetos
  • evitar que o solo e a água se contaminem
  • o bom funcionamento da rede de esgoto

E se você está se perguntando: de quanto em quanto tempo devo limpar a fossa séptica? Bom, a manutenção pode variar dependendo da quantidade de uso e do tempo de utilização do tanque séptico.

Empresa limpa fossa: como funciona

Os danos e riscos trazidos pelo entupimento de fossas sépticas só tendem a aumentar quanto mais o problema persiste, por isso, é importante que você contrate sempre uma empresa limpa fossa idônea.

Note se a empresa possui sede física e, além disso, se os profissionais são qualificados e utilizam equipamentos destinados à manutenção preventiva da limpeza de fossas. Alguém que não possua experiência na área nem as ferramentas e aparelhos certos dificilmente obterá êxito e também se colocará sob o risco de contaminação.

Uma empresa limpa fossa se utiliza de métodos como jatos pressurizados de água e também a sucção dos resíduos acumulados no tanque séptico. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com sujeira ou dor de cabeça, pois os profissionais fazem todo o serviço, limpam a fossa, e depois a entregam nas mais perfeitas condições.

 

Limpa Fossa ABC Paulista

Perigos que a falta de limpeza em fossas sépticas oferece

Aqui no blog do limpa fossa, compartilhamos muitas dicas a respeito da importância da limpeza desses tanques sépticos, sempre trazendo soluções eficientes ao nosso público. Neste post, decidimos abordar alguns dos perigos que a falta de manutenção e limpeza em fossas sépticas oferece, então confira!

Entupimento

Uma dor de cabeça que você certamente vai querer evitar é uma fossa séptica entupida, problema que pode ser evitado se você limpar o recipiente dentro dos períodos recomendados. Se você ainda não havia pensado a respeito e não sabe qual o estado em que o tanque séptico de sua residência ou empresa se encontra, vale a pena verificar e limpá-lo!

Fossa séptica transbordando

Um problema puxa o outro e, em se tratando de limpeza em fossas sépticas, caso não seja feita com a devida regularidade, mais cedo ou mais tarde acaba transbordando. Se um tanque séptico entupido já é ruim, imagina quando, além disso, transborda – com certeza é algo bem desagradável de lidar, então, mais uma vez, é melhor evitar.

Mau cheiro

O efeito dominó não para por aí, pois assim que você se depara com uma fossa séptica cheia e transbordando, a consequência é não outra a não ser cheiro ruim e que pode embrulhar o estômago. Com todo esse cheiro ruim e resíduos se espalhando pela área externa do tanque séptico, agora há um grande risco de começarem a surgir pragas urbanas.

Baratas, ratos, e moscas

A limpeza em fossas sépticas evita todos os problemas mencionados acima e, inclusive, o risco do surgimento de moscas, baratas, e até mesmo ratos, que são atraídos justamente pelo odor fétido quando ocorre o transbordamento. Caso tenha aparecido baratas em sua residência ou empresa, você já parou para pensar se a causa pode estar em seu tanque séptico?

Vale lembrar que todas essas pragas urbanas ainda oferecem riscos à saúde, podendo causar sérias doenças e contaminação de alimentos. É por isso que todo cuidado é necessário no que diz respeito à manutenção do tanque séptico, certificando-se de que o mesmo sempre se encontre em boas condições e no nível adequado!

Limpeza em fossas sépticas: quando é necessário?

Isso depende muito do tamanho da fossa e também da quantidade de moradores da casa, por exemplo. A questão é que se você alugou um imóvel ou até mesmo caso tenha comprado, é importante verificar quando foi a última vez que o serviço de limpa fossa foi realizado.

O mais recomendado a se fazer nesse momento é solicitar ajuda de profissionais e, para isso, nos colocamos
à sua inteira disposição 24 horas por dia. Contamos com uma equipe qualificada, experiente, e equipamentos ideais para a limpeza em fossas sépticas, além de todas as licenças necessárias, inclusive em relação ao uso de produtos químicos e tratamento de águas residuais.

Ainda está com alguma dúvida ou precisa de maiores informações? Ligue agora no telefone do limpa fossa SP, ou utilize o chat do WhatsApp caso assim prefira. Estamos no aguardo de seu contato!

Limpeza de fossas sépticas em SP: tire suas dúvidas

Neste post, separamos algumas das principais dúvidas em relação à limpeza de fossas sépticas, apesar de que essas informações são válidas independente da região. Você poderá se informar a respeito do esgotamento de fossa séptica, valores para limpar, como desentupir, entre outros detalhes essenciais relacionados ao assunto.

Limpeza de fossas sépticas em SP: como é feita?

Quando o tanque séptico precisa ser limpo, o ideal é que você ligue para a empresa de limpeza de fossa, que sabem exatamente como proceder. Nossa equipe, além de experiência, utiliza um caminhão que permite remover todos os dejetos e resíduos da fossa.

Em relação a como é feita a limpeza de fossas sépticas em SP, o processo envolve a retirada da tampa, esvaziamento com uma mangueira de sucção, o hidrojateamento para limpar bem o tanque, e outros passos. Mas não se preocupe, pois nossos especialistas se encarregarão de realizar o serviço com profissionalismo e certeza de sua total satisfação.

Qual o valor para limpar uma fossa?

Normalmente, o preço da limpeza de fossas sépticas em SP se baseia na metragem cúbica, considerando também a região (devido ao combustível do caminhão), entre outros quesitos.

Quer saber quanto custa para limpar uma fossa séptica? Então entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso. Você verá que oferecemos o melhor orçamento, pois somos uma empresa legalizada e referência em São Paulo.

Como saber se a fossa está entupida?

Quando o tanque séptico entope, normalmente por falta de manutenção, alguns sinais pode indicar o entupimento, tais quais:

  • diminuição na vazão de água das torneiras
  • cheiro ruim no ralo do banheiro e no vaso sanitário
  • água da descarga demorando para escoar

Nessa hora, você se pergunta: como faço para desentupir uma fossa? Bem, o ideal é não deixar o entupimento ou esgotamento acontecer, mas uma vez ocorrido, basta contatar nossa empresa para limpeza de fossas sépticas em SP.

O que fazer quando a fossa enche muito rápido?

Tanques sépticos normalmente são instalados com base na quantidade de pessoas e, como já dito, precisam ser limpos com uma certa periodicidade. Tudo indica que a fossa séptica em sua residência ou empresa é pequena demais para o número de usuários.

Se a fossa séptica enche rápido demais, nesse caso há duas opções:

  • chamar uma empresa limpa fossa para esvaziar e resolver o seu problema
  • substituir o tanque séptico por um que possua maior capacidade de armazenamento e, assim, não encher tão rapidamente

Vale ressaltar que mesmo após a substituição do tanque, você não pode ficar sem a limpeza de fossas sépticas em SP de forma a evitar o esgotamento e até mesmo que o esgoto transborde.

Agora que você já sabe o que fazer quando a fossa está cheia, e também tirou suas principais dúvidas, você pode nos contata por telefone ou WhatsApp. Estamos à sua total disposição, independente do horário e dia, pois trabalhamos 24 horas, ou seja, tem sempre alguém disponível para falar com você!

Limpa Fossa ABC Paulista

Manutenção de fossa séptica, bombeamento, e cuidados

Muitas residências no território paulistano contam com um sistema séptico para remoção e descarte dos resíduos de casa, o qual precisa de cuidados como a limpeza periódica. Essa manutenção de fossa séptica é essencial para que seja possível a decomposição dos resíduos e a distribuição segura dos efluentes na propriedade, evitando problemas ou falhas no sistema de tratamento e descarte residual.

Manutenção de fossa séptica

Nas casas onde são utilizadas fossas sépticas, esse sistema pode ser, de forma indiscutível, a parte mais importante para o bom funcionamento interno. E sendo assim, é de extrema importância se certificar de que foi feita a manutenção de fossa séptica ao se mudar para uma nova residência, por exemplo.

Tanques sépticos com defeito podem poluir as águas subterrâneas e superficiais com bactérias perigosas, podendo acarretar em doenças gastrointestinais e diversos riscos à saúde. Por isso, a manutenção adequada e limpeza de fossa séptica é essencial, bem como um entendimento completo sobre o funcionamento da mesma de modo a evitar problemas.

Fossas sépticas: como funcionam

O sistema séptico serve para separar e processar os resíduos, funções que acabam sendo comprometidas quando não há uma manutenção de fossa séptica, então é preciso estar atento.

Quanto aos resíduos que fluem para o tanque, funciona assim:

  • sólidos pesados são depositados no fundo, e forma-se uma camada de lodo
  • graxa, óleo e sólidos mais leves ficam na parte de cima, formando uma camada de espuma
  • a área entre a camadas de iodo e de espuma é onde fica o efluente líquido, que flui do tubo de saída ao sistema de drenagem

No interior do tanque séptico, há micro-organismos anaeróbicos que se alimentam dos sólidos, permitindo um controle de volume dos mesmos e essa decomposição, consequentemente, resulta em gases. Na manutenção de fossas sépticas é importante ter cuidado com esses gases produzidos devido a ser um ambiente orgânico e se certificar quanto à boa ventilação do sistema.

Tanque séptico: bombeamento e cuidados

É indispensável a limpeza do tanque séptico, sendo muito válido investir no bombeamento periódico para que as bactérias necessárias não morram. Se isso não for feito, o lodo se acumula e flui para o campo de drenagem, obstruindo o sistema, fazendo com que o esgoto transborde, e causando enormes dores de cabeça.

A frequência do bombeamento depende do tamanho do tanque e do número de pessoas que o usam – a maioria das fossas sépticas requer bombeamento entre 3 e 5 anos. Mas não espere muito, pois se o campo de drenagem for comprometido devido à falta de manutenção de fossa séptica e do bombeamento, pode ser necessário instalar um novo e isso vai lhe gerar muitas despesas.

Conte com a Limpa Fossa 24 horas

Atendemos em todas as regiões paulistanas em período integral, todos os dias e em qualquer hora, portanto conte com a ajuda profissional e o suporte da equipe Limpa Fossa em SP para realizar a limpeza e manutenção de tanques sépticos em sua residência ou empresa. Ligue agora em nosso telefone ou fale conosco pelo WhatsApp e solicite um orçamento sem compromisso!

Esgotamento de fossa: sinais e como resolver

Propriedades que dependem de fossas sépticas trazem seus próprios desafios, sendo necessário que você esteja atento quanto à manutenção desse sistema de tratamento de esgoto. O  esgotamento de fossa, quando ocorre, mostra alguns sinais que compartilhamos neste post, então, caso você perceba algum deles, é hora de tomar uma providência o quanto antes!

Esgotamento de fossa: atente-se aos sinais

Esquecer de limpar a fossa séptica é um pouco mais sério do que esquecer de tirar o lixo doméstico e colocá-lo nas lixeiras. Por isso, caso você seja novo na propriedade e esteja preocupado quanto a isso, observe os indícios listados abaixo:

  • poças de água próximas à fossa
  • lentidão dos ralos para drenar a água
  • cheiro ruim no encanamento
  • a grama aos arredores da fossa está mais bonita
  • barulhos estranhos nos canos
  • a água da descarga demora para descer

Se você tem dúvidas sobre o esgotamento de fossa, confira a seguir algumas dicas do que “fossas cheias” pode significar.

Nível normal: as válvulas de entrada e saída permitem que os resíduos e águas residuais fluam para dentro e fora da fossa sem problemas.

Acúmulo de iodo: com o tempo, o iodo pode se acumular e não irá desaparecer por si só, ou seja, terá que ser removido com um serviço de limpeza de fossas

Tanque cheio demais: a drenagem já não é suficiente e os níveis de água sobem até o limite máximo, resultando no esgotamento de fossa.

Limpeza de fossa séptica: conheça a importância!

A melhor coisa que você pode fazer para ter uma previsão de quando o tanque séptico precisa ser esvaziado é manter um cronograma, uma solução simples e eficaz. Se você puder determinar os intervalos de esvaziamento adequados, poderá nem mesmo ver nenhum dos sinais de esgotamento de fossa listados acima. 

Os intervalos de esvaziamento de fossas dependem dos fatores:

  • quantidade de pessoas morando na residência
  • tamanho do tanque séptico
  • quantidade de água residual gerada diariamente
  • volume de resíduos sólidos descartados por dia

Se você comprou ou alugou recentemente uma casa com fossa séptica, é importante que você se informe sobre quando o tanque foi esvaziado pela última vez, porque desse modo você terá uma ideia aproximada de quando limpá-lo. Ainda assim, porém, caso você esteja preocupado com o esgotamento de fossa, o ideal é que você conte com uma empresa de limpeza de tanque séptico.

Conte com a Limpa Fossa em São Paulo!

Manter o controle da manutenção do tanque séptico evitará grandes problemas a longo prazo. Portanto, caso você note ou já tenha notado algum dos sinais acima, entre em contato agora e solicite uma limpeza de fossas em SP com a melhor empresa da região. Nosso atendimento é em período integral, todos os dias da semana, ou seja, estamos sempre à sua total disposição!

Não espere até o esgotamento de fossa ocorrer e não tente resolver por conta própria, mas deixe por conta de quem tem experiência e todo o material adequado a tal serviço, bem como caminhão sugador e desentupidor.

Descarte de efluentes em SP: Fale com a gente!

Na maior metrópole do país, o descarte de efluentes é uma tarefa que exige o envolvimento de uma empresa especializada, equipamentos adequados, e caminhões para transportar os resíduos até o local apropriado. Especialmente agora que estamos enfrentando uma pandemia, o serviço de descarte de efluentes em São Paulo merece ainda maior atenção e você pode contar conosco também nessa hora!

Descarte de efluentes em SP

A manutenção regular de uma fossa séptica mantém o sistema de esgoto em condições ideais e ajuda a identificar problemas potenciais antes que eles surjam. Esgotos e efluentes produzem microrganismos e parasitas causadores de doenças, por isso é muito importante garantir o descarte seguro desses contaminantes para proteger sua saúde.

Nossa empresa realiza o descarte de efluentes em SP de forma segura e legal, transportando resíduos provenientes de caixas de gordura, tanques de decantação, poços de recalque, lama bentonítica, entre outros.

A limpeza periódica do tanque de esgoto pode:

  • impedir bloqueios de drenagem na linha de esgoto
  • eliminar cheiros ruins
  • prevenir contra a contaminação da água potável e solo

Em se tratando da fossa séptica, é essencial que seja feita uma verificação completa para garantir que tudo está funcionando corretamente e, após a limpeza, o descarte de efluentes em SP fica sob nossa total responsabilidade. Nossa frota especializada de caminhões e operadores é totalmente certificada e cumpre todas as leis locais.

Inspeção e limpeza de fossas sépticas

A fossa séptica é uma estrutura subterrânea que usa processos de decomposição biológica e drenagem para tratar as águas residuais provenientes de banheiros, ralos de cozinha e lavanderias. Com o passar do tempo, porém, caso não seja feita a limpeza da fossa séptica bem como o descarte de efluentes em SP, o acúmulo de resíduos pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Um serviço de bombeamento é necessário antes que os níveis de lodo atinjam ⅓ do volume total do esgoto ou fossa séptica. Os serviços de limpeza de fossas sépticas podem ajudar a remover o lodo de todo o sistema antes que problemas sérios ocorram.

Limpa Fossa SP: Saiba mais

Também podemos agendar inspeções regulares de fossas sépticas para garantir níveis ideais. Se uma grande quantidade de sólidos se acumular, pode ser necessário remover completamente as tampas do reservatório e uma pequena escavação pode ser necessária para descobrir as tampas e concluir o processo.

Dependendo do tamanho da fossa séptica, o tempo necessário para concluir o processo de limpeza pode variar até que os resíduos sejam removidos para o descarte de efluentes em SP. Vale lembrar que, dependendo do uso, a fossa séptica pode precisar ser bombeada uma vez a cada três a cinco anos.

Assim que a remoção de resíduos sépticos for concluída, nossos operadores irão reexaminar sua fossa séptica e verificar se existem danos ou problemas. Caso seja encontrada alguma irregularidade, nossos profissionais realizarão todos os reparos e fornecerão as devidas recomendações se necessário – a fossa séptica será selada novamente assim que toda a manutenção for concluída!

Entre agora em contato e conte com nossos serviços de limpa fossa e descarte de efluentes em São Paulo, tudo feito de maneira legalizada em estações de tratamento que possuem autorização da CETESB!