A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossas

O entupimento de fossa é um problema que acontece muito nas indústrias, embora também ocorra em imóveis residenciais que não realizam a manutenção preventiva da limpeza de fossas. Neste conteúdo, você ficará por dentro do assunto e entenderá porque é importante limpar a fossa séptica de modo a se prevenir contra entupimentos.

Fossa séptica: o que é

Em curtas palavras, uma fossa séptica é um compartimento para tratar esgoto, seja industrial ou residencial. Esse tanque séptico pode conter apenas uma câmera, duas, ou mais, de acordo com a necessidade da empresa ou morador.

Nas localidades onde não existe rede de tratamento de esgoto, a fossa séptica é a solução encontrada no tratamento primário do esgoto. Porém, é necessário que se faça a manutenção preventiva da limpeza de fossas de modo que ela mantenha seu bom funcionamento e não gere problema como o entupimento de esgoto.

Entupimento e limpeza de fossa: entenda

Pelo fato de fossas sépticas receberem dejetos sólidos, com o passar do tempo, a consequência é o acúmulo de resíduos no compartimento. Sendo assim, o único jeito de não deixar que a fossa entupa é a manutenção preventiva.

Esse serviço de limpeza de fossas, que previne contra o entupimento, é feito por pessoas especializadas, uma empresa que possua experiência e saiba lidar com todos os tipos de fossas. Caso o tanque séptico já esteja entupido, por meio da limpeza de fossas é possível efetuar o desentupimento e até mesmo transportar os dejetos para o local de descarte.

Manter a fossa séptica em perfeitas condições e funcionamento adequado é algo que só beneficia a todos, pois você evita problemas no esgoto e evita de gastar com o serviço de desentupimento de fossas. Além disso, a limpeza de fossa também é eficaz para:

  • prevenir contra odores
  • impedir o surgimento de baratas, ratos, moscas e demais insetos
  • evitar que o solo e a água se contaminem
  • o bom funcionamento da rede de esgoto

E se você está se perguntando: de quanto em quanto tempo devo limpar a fossa séptica? Bom, a manutenção pode variar dependendo da quantidade de uso e do tempo de utilização do tanque séptico.

Empresa limpa fossa: como funciona

Os danos e riscos trazidos pelo entupimento de fossas sépticas só tendem a aumentar quanto mais o problema persiste, por isso, é importante que você contrate sempre uma empresa limpa fossa idônea.

Note se a empresa possui sede física e, além disso, se os profissionais são qualificados e utilizam equipamentos destinados à manutenção preventiva da limpeza de fossas. Alguém que não possua experiência na área nem as ferramentas e aparelhos certos dificilmente obterá êxito e também se colocará sob o risco de contaminação.

Uma empresa limpa fossa se utiliza de métodos como jatos pressurizados de água e também a sucção dos resíduos acumulados no tanque séptico. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com sujeira ou dor de cabeça, pois os profissionais fazem todo o serviço, limpam a fossa, e depois a entregam nas mais perfeitas condições.

 

Limpa Fossa ABC Paulista

Perigos que a falta de limpeza em fossas sépticas oferece

Aqui no blog do limpa fossa, compartilhamos muitas dicas a respeito da importância da limpeza desses tanques sépticos, sempre trazendo soluções eficientes ao nosso público. Neste post, decidimos abordar alguns dos perigos que a falta de manutenção e limpeza em fossas sépticas oferece, então confira!

Entupimento

Uma dor de cabeça que você certamente vai querer evitar é uma fossa séptica entupida, problema que pode ser evitado se você limpar o recipiente dentro dos períodos recomendados. Se você ainda não havia pensado a respeito e não sabe qual o estado em que o tanque séptico de sua residência ou empresa se encontra, vale a pena verificar e limpá-lo!

Fossa séptica transbordando

Um problema puxa o outro e, em se tratando de limpeza em fossas sépticas, caso não seja feita com a devida regularidade, mais cedo ou mais tarde acaba transbordando. Se um tanque séptico entupido já é ruim, imagina quando, além disso, transborda – com certeza é algo bem desagradável de lidar, então, mais uma vez, é melhor evitar.

Mau cheiro

O efeito dominó não para por aí, pois assim que você se depara com uma fossa séptica cheia e transbordando, a consequência é não outra a não ser cheiro ruim e que pode embrulhar o estômago. Com todo esse cheiro ruim e resíduos se espalhando pela área externa do tanque séptico, agora há um grande risco de começarem a surgir pragas urbanas.

Baratas, ratos, e moscas

A limpeza em fossas sépticas evita todos os problemas mencionados acima e, inclusive, o risco do surgimento de moscas, baratas, e até mesmo ratos, que são atraídos justamente pelo odor fétido quando ocorre o transbordamento. Caso tenha aparecido baratas em sua residência ou empresa, você já parou para pensar se a causa pode estar em seu tanque séptico?

Vale lembrar que todas essas pragas urbanas ainda oferecem riscos à saúde, podendo causar sérias doenças e contaminação de alimentos. É por isso que todo cuidado é necessário no que diz respeito à manutenção do tanque séptico, certificando-se de que o mesmo sempre se encontre em boas condições e no nível adequado!

Limpeza em fossas sépticas: quando é necessário?

Isso depende muito do tamanho da fossa e também da quantidade de moradores da casa, por exemplo. A questão é que se você alugou um imóvel ou até mesmo caso tenha comprado, é importante verificar quando foi a última vez que o serviço de limpa fossa foi realizado.

O mais recomendado a se fazer nesse momento é solicitar ajuda de profissionais e, para isso, nos colocamos
à sua inteira disposição 24 horas por dia. Contamos com uma equipe qualificada, experiente, e equipamentos ideais para a limpeza em fossas sépticas, além de todas as licenças necessárias, inclusive em relação ao uso de produtos químicos e tratamento de águas residuais.

Ainda está com alguma dúvida ou precisa de maiores informações? Ligue agora no telefone do limpa fossa SP, ou utilize o chat do whatsapp caso assim prefira. Estamos no aguardo de seu contato!

Limpeza de fossas sépticas em SP: tire suas dúvidas

Neste post, separamos algumas das principais dúvidas em relação à limpeza de fossas sépticas em SP, apesar de que essas informações são válidas independente da região. Você poderá se informar a respeito do esgotamento de fossa séptica, valores para limpar, como desentupir, entre outros detalhes essenciais relacionados ao assunto.

Limpeza de fossas sépticas em SP: como é feita?

Quando o tanque séptico precisa ser limpo, o ideal é que você ligue para a empresa de limpeza de fossa, que sabem exatamente como proceder. Nossa equipe, além de experiência, utiliza um caminhão que permite remover todos os dejetos e resíduos da fossa.

Em relação a como é feita a limpeza de fossas sépticas em SP, o processo envolve a retirada da tampa, esvaziamento com uma mangueira de sucção, o hidrojateamento para limpar bem o tanque, e outros passos. Mas não se preocupe, pois nossos especialistas se encarregarão de realizar o serviço com profissionalismo e certeza de sua total satisfação.

Qual o valor para limpar uma fossa?

Normalmente, o preço da limpeza de fossas sépticas em SP se baseia na metragem cúbica, considerando também a região (devido ao combustível do caminhão), entre outros quesitos.

Quer saber quanto custa para limpar uma fossa séptica? Então entre em contato e solicite um orçamento sem compromisso. Você verá que oferecemos o melhor orçamento, pois somos uma empresa legalizada e referência em São Paulo.

Como saber se a fossa está entupida?

Quando o tanque séptico entope, normalmente por falta de manutenção, alguns sinais pode indicar o entupimento, tais quais:

  • diminuição na vazão de água das torneiras
  • cheiro ruim no ralo do banheiro e no vaso sanitário
  • água da descarga demorando para escoar

Nessa hora, você se pergunta: como faço para desentupir uma fossa? Bem, o ideal é não deixar o entupimento ou esgotamento acontecer, mas uma vez ocorrido, basta contatar nossa empresa para limpeza de fossas sépticas em SP.

O que fazer quando a fossa enche muito rápido?

Tanques sépticos normalmente são instalados com base na quantidade de pessoas e, como já dito, precisam ser limpos com uma certa periodicidade. Tudo indica que a fossa séptica em sua residência ou empresa é pequena demais para o número de usuários.

Se a fossa séptica enche rápido demais, nesse caso há duas opções:

  • chamar uma empresa limpa fossa para esvaziar e resolver o seu problema
  • substituir o tanque séptico por um que possua maior capacidade de armazenamento e, assim, não encher tão rapidamente

Vale ressaltar que mesmo após a substituição do tanque, você não pode ficar sem a limpeza de fossas sépticas em SP de forma a evitar o esgotamento e até mesmo que o esgoto transborde.

Agora que você já sabe o que fazer quando a fossa está cheia, e também tirou suas principais dúvidas, você pode nos contata por telefone ou WhatsApp. Estamos à sua total disposição, independente do horário e dia, pois trabalhamos 24 horas, ou seja, tem sempre alguém disponível para falar com você!

Limpa Fossa ABC Paulista

Manutenção de fossa séptica, bombeamento, e cuidados

 

Muitas residências no território paulistano contam com um sistema séptico para remoção e descarte dos resíduos de casa, o qual precisa de cuidados como a limpeza periódica. Essa manutenção de fossa séptica é essencial para que seja possível a decomposição dos resíduos e a distribuição segura dos efluentes na propriedade, evitando problemas ou falhas no sistema de tratamento e descarte residual.

 

Manutenção de fossa séptica

 

Nas casas onde são utilizadas fossas sépticas, esse sistema pode ser, de forma indiscutível, a parte mais importante para o bom funcionamento interno. E sendo assim, é de extrema importância se certificar de que foi feita a manutenção de fossa séptica ao se mudar para uma nova residência, por exemplo. 

 

Tanques sépticos com defeito podem poluir as águas subterrâneas e superficiais com bactérias perigosas, podendo acarretar em doenças gastrointestinais e diversos riscos à saúde. Por isso, a manutenção adequada e limpeza de fossa séptica é essencial, bem como um entendimento completo sobre o funcionamento da mesma de modo a evitar problemas.

 

Fossas sépticas: como funcionam

 

O sistema séptico serve para separar e processar os resíduos, funções que acabam sendo comprometidas quando não há uma manutenção de fossa séptica, então é preciso estar atento. 

 

Quanto aos resíduos que fluem para o tanque, funciona assim:

 

  • sólidos pesados são depositados no fundo, e forma-se uma camada de lodo
  • graxa, óleo e sólidos mais leves ficam na parte de cima, formando uma camada de espuma
  • a área entre a camadas de iodo e de espuma é onde fica o efluente líquido, que flui do tubo de saída ao sistema de drenagem

 

No interior do tanque séptico, há microorganismos anaeróbicos que se alimentam dos sólidos, permitindo um controle de volume dos mesmos e essa decomposição, consequentemente, resulta em gases. Na manutenção de fossas sépticas é importante ter cuidado com esses gases produzidos devido a ser um ambiente orgânico e se certificar quanto à boa ventilação do sistema. 

 

Tanque séptico: bombeamento e cuidados

 

É indispensável a limpeza do tanque séptico, sendo muito válido investir no bombeamento periódico para que as bactérias necessárias não morram. Se isso não for feito, o lodo se acumula e flui para o campo de drenagem, obstruindo o sistema, fazendo com que o esgoto transborde, e causando enormes dores de cabeça.

 

A frequência do bombeamento depende do tamanho do tanque e do número de pessoas que o usam – a maioria das fossas sépticas requer bombeamento entre 3 e 5 anos. Mas não espere muito, pois se o campo de drenagem for comprometido devido à falta de manutenção de fossa séptica e do bombeamento, pode ser necessário instalar um novo e isso vai lhe gerar muitas despesas.

 

Conte com a Limpa Fossa 24 horas

 

Atendemos em todas as regiões paulistanas em período integral, todos os dias e em qualquer hora, portanto conte com a ajuda profissional e o suporte da equipe Limpa Fossa em SP para realizar a limpeza e manutenção de tanques sépticos em sua residência ou empresa. Ligue agora em nosso telefone ou fale conosco pelo whatsapp e solicite um orçamento sem compromisso!

Esgotamento de fossa: sinais e como resolver

Propriedades que dependem de fossas sépticas trazem seus próprios desafios, sendo necessário que você esteja atento quanto à manutenção desse sistema de tratamento de esgoto. O  esgotamento de fossa, quando ocorre, mostra alguns sinais que compartilhamos neste post, então, caso você perceba algum deles, é hora de tomar uma providência o quanto antes!

Esgotamento de fossa: atente-se aos sinais

Esquecer de limpar a fossa séptica é um pouco mais sério do que esquecer de tirar o lixo doméstico e colocá-lo nas lixeiras. Por isso, caso você seja novo na propriedade e esteja preocupado quanto a isso, observe os indícios listados abaixo:

  • poças de água próximas à fossa
  • lentidão dos ralos para drenar a água
  • cheiro ruim no encanamento
  • a grama aos arredores da fossa está mais bonita
  • barulhos estranhos nos canos
  • a água da descarga demora para descer

Se você tem dúvidas sobre o esgotamento de fossa, confira a seguir algumas dicas do que “fossas cheias” pode significar.

Nível normal: as válvulas de entrada e saída permitem que os resíduos e águas residuais fluam para dentro e fora da fossa sem problemas.

Acúmulo de iodo: com o tempo, o iodo pode se acumular e não irá desaparecer por si só, ou seja, terá que ser removido com um serviço de limpeza de fossas

Tanque cheio demais: a drenagem já não é suficiente e os níveis de água sobem até o limite máximo, resultando no esgotamento de fossa.

Limpeza de fossa séptica: conheça a importância!

A melhor coisa que você pode fazer para ter uma previsão de quando o tanque séptico precisa ser esvaziado é manter um cronograma, uma solução simples e eficaz. Se você puder determinar os intervalos de esvaziamento adequados, poderá nem mesmo ver nenhum dos sinais de esgotamento de fossa listados acima. 

Os intervalos de esvaziamento de fossas dependem dos fatores:

  • quantidade de pessoas morando na residência
  • tamanho do tanque séptico
  • quantidade de água residual gerada diariamente
  • volume de resíduos sólidos descartados por dia

Se você comprou ou alugou recentemente uma casa com fossa séptica, é importante que você se informe sobre quando o tanque foi esvaziado pela última vez, porque desse modo você terá uma ideia aproximada de quando limpá-lo. Ainda assim, porém, caso você esteja preocupado com o esgotamento de fossa, o ideal é que você conte com uma empresa de limpeza de tanque séptico.

Conte com a Limpa Fossa em São Paulo!

Manter o controle da manutenção do tanque séptico evitará grandes problemas a longo prazo. Portanto, caso você note ou já tenha notado algum dos sinais acima, entre em contato agora e solicite uma limpeza de fossas em SP com a melhor empresa da região. Nosso atendimento é em período integral, todos os dias da semana, ou seja, estamos sempre à sua total disposição!

Não espere até o esgotamento de fossa ocorrer e não tente resolver por conta própria, mas deixe por conta de quem tem experiência e todo o material adequado a tal serviço, bem como caminhão sugador e desentupidor.

Descarte de efluentes em SP: Fale com a gente!

Na maior metrópole do país, o descarte de efluentes é uma tarefa que exige o envolvimento de uma empresa especializada, equipamentos adequados, e caminhões para transportar os resíduos até o local apropriado. Especialmente agora que estamos enfrentando uma pandemia, o serviço de descarte de efluentes em São Paulo merece ainda maior atenção e você pode contar conosco também nessa hora!

Descarte de efluentes em SP

A manutenção regular de uma fossa séptica mantém o sistema de esgoto em condições ideais e ajuda a identificar problemas potenciais antes que eles surjam. Esgotos e efluentes produzem microrganismos e parasitas causadores de doenças, por isso é muito importante garantir o descarte seguro desses contaminantes para proteger sua saúde.

Nossa empresa realiza o descarte de efluentes em SP de forma segura e legal, transportando resíduos provenientes de caixas de gordura, tanques de decantação, poços de recalque, lama bentonítica, entre outros.

A limpeza periódica do tanque de esgoto pode:

  • impedir bloqueios de drenagem na linha de esgoto
  • eliminar cheiros ruins
  • prevenir contra a contaminação da água potável e solo

Em se tratando da fossa séptica, é essencial que seja feita uma verificação completa para garantir que tudo está funcionando corretamente e, após a limpeza, o descarte de efluentes em SP fica sob nossa total responsabilidade. Nossa frota especializada de caminhões e operadores é totalmente certificada e cumpre todas as leis locais.

Inspeção e limpeza de fossas sépticas

A fossa séptica é uma estrutura subterrânea que usa processos de decomposição biológica e drenagem para tratar as águas residuais provenientes de banheiros, ralos de cozinha e lavanderias. Com o passar do tempo, porém, caso não seja feita a limpeza da fossa séptica bem como o descarte de efluentes em SP, o acúmulo de resíduos pode se tornar uma grande dor de cabeça.

Um serviço de bombeamento é necessário antes que os níveis de lodo atinjam ⅓ do volume total do esgoto ou fossa séptica. Os serviços de limpeza de fossas sépticas podem ajudar a remover o lodo de todo o sistema antes que problemas sérios ocorram.

Limpa Fossa SP: Saiba mais

Também podemos agendar inspeções regulares de fossas sépticas para garantir níveis ideais. Se uma grande quantidade de sólidos se acumular, pode ser necessário remover completamente as tampas do reservatório e uma pequena escavação pode ser necessária para descobrir as tampas e concluir o processo.

Dependendo do tamanho da fossa séptica, o tempo necessário para concluir o processo de limpeza pode variar até que os resíduos sejam removidos para o descarte de efluentes em SP. Vale lembrar que, dependendo do uso, a fossa séptica pode precisar ser bombeada uma vez a cada três a cinco anos.

Assim que a remoção de resíduos sépticos for concluída, nossos operadores irão reexaminar sua fossa séptica e verificar se existem danos ou problemas. Caso seja encontrada alguma irregularidade, nossos profissionais realizarão todos os reparos e fornecerão as devidas recomendações se necessário – a fossa séptica será selada novamente assim que toda a manutenção for concluída!

Entre agora em contato e conte com nossos serviços de limpa fossa e descarte de efluentes em São Paulo, tudo feito de maneira legalizada em estações de tratamento que possuem autorização da CETESB!

Inspeção da linha de esgoto: por que é tão importante?

Os sistemas sépticos locais e os sistemas de águas residuais comunitárias desempenham papéis importantes no saneamento e na prevenção de doenças, removendo vírus, bactérias e parasitas nocivos. A inspeção da linha de esgoto é essencial, pois as fossas sépticas podem ser danificadas com o passar dos anos, o que pode levar à contaminação do meio ambiente e do abastecimento de água potável, resultando em um aumento do risco de doenças.

Inspeção da linha de esgoto

Um sistema séptico bem conservado resistirá melhor ao estresse de chuvas fortes ou inundações, sendo a inspeção da linha de esgoto necessária para garantir o funcionamento adequado.

Durante chuvas fortes e inundações, o solo pode ficar saturado, impedindo o bom funcionamento do sistema. Dentre os sinais de que um sistema séptico não está funcionando corretamente, podemos citar:

  • pias drenando a água muito devagar
  • a água da descarga no o vaso sanitário demora para fluir
  • ruídos nos ralos, encanamentos e torneiras
  • mal cheiro subindo do ralo

Todos esses problemas e outros ainda maiores podem ser evitados desde que seja feita uma inspeção da linha de esgoto por profissionais de forma a se certificar que as fossas sépticas e o encanamento estão em perfeitas condições.

Porque deve ser feita

Imagine, por exemplo, que o esgoto não está fluindo como deveria e que, junto a isso, exista algum vazamento nos canos de abastecimento de água em sua residência ou empresa. As águas residuais provavelmente entrarão em contato com a água potável, o que poderá (e vai) causar contaminação em todos aqueles que a ingerirem.

Suponhamos que essa questão envolva um edifício residencial ou uma empresa – você consegue ver a gravidade do problema? É exatamente devido a isso que a inspeção da linha de esgoto precisa acontecer com regularidade, especialmente se houver indícios de que existe algum comprometimento na mesma.

Há quanto tempo você não inspeciona os sistemas de águas residuais em sua residência ou comércio?

Empresa Limpa Fossa em São Paulo

Agora que você já sabe de como é importante a inspeção da linha de esgoto para evitar doenças e riscos à saúde, bem como ao meio ambiente, não espere mais e conte com a Limpa Fossa, uma empresa do grupo Esgotécnica.

Contamos com pessoal qualificado, treinado, e experiente não apenas para inspecionar o esgoto, mas que oferece diversos outros serviços como os que estão citados logo a seguir:

  • limpeza de tubulações
  • desobstrução de linhas de esgotos
  • limpeza de caixa de gordura

Possuímos todo o material e equipamento necessário para a inspeção da linha de esgoto, além de caminhões que não só ajudam na limpeza e desentupimento como também no transporte de efluentes para os locais adequados.

Contate a Limpa Fossa Esgotecnica agora mesmo e aproveite para tirar suas dúvidas, se informando melhor a respeito de nossos serviços e demais detalhes. Nossa equipe lhe atenderá com prontidão e todo profissionalismo, prestando o serviço necessário com eficiência e conforme você necessita, portanto ligue já no telefone informado aqui no site ou envie-nos uma mensagem!

Limpa Fossa ABC Paulista

Limpeza de fossa séptica: entenda como funciona!

Se você não entende sobre limpeza de fossa séptica, esse assunto pode lhe parecer algo bem complicado. No entanto, limpar fossas não é tão desagradável quanto você pensa desde que você conte com uma equipe profissional e experiente, que possua os equipamentos apropriados!

Limpeza de fossa séptica

Assim que a empresa de limpeza de fossa chegar em sua casa, o primeiro passo é localizar a fossa séptica. Se você se mudou para a residência há pouco tempo, o mapa que acompanha os documentos de inspeção do proprietário pode ajudar o profissional a localizar a fossa séptica e abrir a tampa de acesso.

Examinando os níveis de efluentes

Em seguida, o especialista em limpeza de fossa séptica avaliará os resíduos no tanque para determinar se os níveis estão normais, muito altos ou muito baixos.

Fatores como vazamentos e rachaduras, problemas de drenagem, entre outros, podem resultar em níveis excessivamente altos de fluidos no tanque. Níveis altos significam que os fluidos residuais que vêm de sua casa não estão fluindo para o esgoto como planejado.

Esta inspeção pré-bombeamento dos níveis de fluidos no processo de limpeza de fossa séptica é muito importante, pois o técnico pode determinar se o seu sistema funciona corretamente e recomendar os reparos necessários ou a substituição dos componentes defeituosos.

Bombeie o tanque

Os especialistas em limpeza de fossas sépticas usam caminhões a vácuo com uma bomba e uma mangueira resistente para remover os resíduos dentro do tanque. O técnico irá inserir a mangueira na fossa através das tampas abertas e remover todo o conteúdo do tanque séptico.

Por meio de um mecanismo de sucção, a mangueira transfere os resíduos da fossa para o caminhão e, então, descarta em um local afastado.

Limpe o tanque

Após retirar o efluente do tanque, o técnico utilizará água doce para enxágue e limpeza de fossa séptica, o que pode ser feito com um jato de água (hidrojateamento). Limpar a fossa com água doce também ajuda o técnico a inspecionar o tanque em busca de quaisquer sinais de danos físicos.

Com base nos resultados da inspeção, a empresa de limpeza de fossas recomendará com que frequência você deve bombear e limpar a fossa séptica:

  • a recomendação geral é que os proprietários tenham como fazer limpeza em fossa uma vez em um período de três a cinco anos – o conselho do especialista dependerá de fatores como a frequência de uso e o tamanho da sua casa.

A limpeza de fossa séptica regular pode mitigar reparos caros e ajudar a manter os padrões de higiene adequados em sua casa.

Limpa Fossa Esgotécnica: conte conosco!

Se você está à procura de uma empresa especialista em limpeza de fossa séptica que seja qualificada e confiável, entre em contato agora mesmo com a Esgotécnica! Nossos profissionais estão à sua inteira disposição e dedicarão o tempo que for necessário para inspecionar e limpar a fossa completamente.

Na Limpa Fossa Esgotécnica, temos a experiência e as ferramentas para limpar, reparar e manter fossas sépticas em perfeito funcionamento, por isso ligue em nosso telefone fixo agora mesmo e solicite já um orçamento!

A importância do tratamento de efluentes industriais

Com a preservação do meio ambiente em pauta e a preocupação com questões envolvendo a sustentabilidade, é de tamanha importância discutir e o tratamento de efluentes industriais.

Os efluentes industriais são líquidos emitidos pelas indústrias. Eles possuem em sua composição, substâncias muitas vezes tóxicas, provenientes dos materiais usados na indústria, e que, com o contato direto com o solo e a água, poluem o meio ambiente.

O grau dessa poluição varia de acordo com a classe e o tipo de trabalho de cada indústria. Mas vale destacar, que o processo de tratamento precisa ser realizado, antes que esses efluentes entrem em contato com o meio ambiente.

No que constitui o tratamento?

O tratamento de efluentes industriais de fossas passa por processos físicos, químicos e biológicos, onde serão eliminadas as substâncias tóxicas que podem prejudicar o solo, a água, nascente e rios.

Quem faz o tratamento dos efluentes industriais são as limpa fossas, que realizam a coleta, sucção e transportes de líquidos efluentes e pastosos. As empresas e indústrias precisam contratar uma empresa especializada de limpa fossa que irá executar e fazer o melhor tratamento para esses efluentes.

Essas empresas possuem licença para fazer esse tipo de trabalho, além de possuir os melhores equipamentos e profissionais qualificados para a atividade.

Para fazer esse tratamento, é preciso uma série de observações em relação à variação dos tipos de efluentes industriais. Na legislação, consta que, quem é o responsável pela emissão desses efluentes industriais são as próprias indústrias que devem contratar o serviço especializado de limpa fossa para que seja realizado o tratamento. Caso isso não ocorra, essas empresas serão penalizadas pelos órgãos ambientais responsáveis.

Políticas ambientais

A importância do tratamento de efluentes industriais é uma questão política ambiental que interessa a todos. Todos têm o direito ao saneamento básico, bem como a higiene e a saúde, através da água tratada.

Os órgãos ambientais estão incentivando as empresas para reaproveitar a água de efluentes tratados, como uma alternativa de reaproveitamento da água que, após o tratamento pode ser utilizado para uso doméstico, como limpeza da dependência, equipamentos, irrigação de jardins e lavagens de pátios.

O crescimento e o monitoramento por parte da fiscalização, ajuda para que essas empresas sejam punidas se não fizerem o correto tratamento dos efluentes industriais que prejudicam tanto ao meio ambiente.

Nos últimos anos tem se notado que os órgãos ambientais têm sido bem severos com essas empresas que não cumprem com as leis, já que há uma a Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para que seja realizado o tratamento de efluentes industriais. Além dessa Resolução, há também em cada Estado, decretos sobre a emissão de efluentes em águas.

Todas essas políticas ambientais ajudam para que não continuem ocorrendo estas falhas por parte das empresas.

Qual a importância desse tratamento?

De acordo com estimavas, a indústria é o maior demandador de água e essa demanda fica em torno de 23%. Apenas 8% é destino para os recursos humanos. Vendo essa comparação, é de tamanha importância as indústrias fazerem o tratamento de efluentes industriais para que se possa reaproveitar esta água, que irá contribuir não apenas com a sustentabilidade como também para a boa preservação dos solos e das águas.

O tratamento de efluentes industriais deve fazer parte da rotina da indústria. E deve ser pauta de uma elaboração de projetos de pessoas que sejam responsáveis por uma gestão de resíduos.

Não dar o destino correto dos efluentes industriais, corresponde a não ajudar a melhorar a questão da sustentabilidade, e também é considerado um crime ambiental, onde a empresa pode ser penalizada por esse tipo de ação.

O custo não é apenas para o meio ambiente, como também para as empresas que podem sair prejudicadas, já que estas precisam de uma licença ambiental para financiar projetos.

O próprio marketing verde está em alta e os clientes estão optando por empresas que possuem planos e estratégias envolvendo a sustentabilidade, e o tratamento de efluentes industriais é uma delas. O tratamento realizado é um ciclo onde todos ganham.

Fonte: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.

Como limpar caixa de gordura com bicarbonato

Como limpar caixa de gordura com bicarbonato

A caixa de gordura é um dos principais pontos da instalação hidráulica em diferentes ambientes. Essa estrutura é responsável por proteger toda a tubulação de entupimentos. Muito além disso, ela também protege o sistema de tratamento de esgoto, por evitar que a gordura vá para o sistema geral.

A caixa de gordura é tão importante que ela é obrigatória em toda nova instalação hidráulica, em casas, apartamentos e até mesmo em ambientes comerciais. Porém, muito mais importante do que a presença da caixa, é fundamental saber como deve ser feita a limpeza da caixa de gordura.

Essa limpeza pode ser realizada de diferentes maneiras e o bicarbonato pode oferecer um excelente auxilio para a limpeza dessas estruturas.

A Esgotecnica é especialista nesse assunto e oferecemos os melhores serviços de limpeza e desentupimento de caixa de gordura. Com isso em mente, estamos trazendo algumas dicas para a limpeza ser realizada de forma eficiente e sem nenhuma dor de cabeça.

Confira como você pode utilizar o bicarbonato para limpar a caixa de gordura!

O bicarbonato é uma excelente ferramenta para desentupir canos

Você sabia que o bicarbonato é uma excelente maneira de desentupir canos entupidos com gordura? Por causa de sua reação química com certos produtos, ele desprende placas de gordura e resolve diferentes obstruções.

O desentupimento com o bicarbonato funciona da seguinte maneira:

Retire toda a água de dentro da pia onde há o entupimento. Coloque uma colher de bicarbonato e em seguida jogue dois copos de água quente. Aguarde cerca de 15 minutos e adicionei um copo de vinagre.

Tape o ralo com uma tampa ou algum pano e espere alguns minutos. A mistura começará a efervescer liberando a sujeira que está bloqueando a passagem da água. Assim que a efervescência diminuir, retire o pano e jogue água fria dentro do cano para empurrar a sujeira.

Nota: Substituir água quente por suco de limão quente é uma ótima ideia, já que ele potencializa a mistura e deixa um cheiro agradável na pia.

Esse procedimento pode funcionar da mesma forma com a caixa de gordura caso ela esteja entupida. No entanto, é muito importante ressaltar que a caixa deve estar sem água para que o bicarbonato tenha o efeito esperado.

O bicarbonato como uma parte da limpeza da caixa de gordura

Enquanto o produto pode ser utilizado para desentupir a caixa de gordura, o melhor uso do bicarbonato está na limpeza periódica realizada na caixa de gordura. A limpeza é um dos pontos principais para garantir a manutenção de todo o sistema hidráulico de um local.

No caso da caixa de gordura, é necessário remover a gordura das paredes e da proteção do cano com uma certa frequência apontada pelos fabricantes. Cada tipo de instalação possui um período diferente, mas contam com várias similaridades.

Como limpar a caixa de gordura

A caixa de gordura deve ser limpa para evitar que ela entupa e também para evitar que o sistema de tratamento de esgoto seja prejudicado. A limpeza é bem simples e exige bastante trabalho manual.

Na maioria dos modelos, use as luvas para proteger as mãos e abra a tampa da caia de gordura com a chave de fenda. Se ela tiver um cesto de limpeza, basta retirá-lo pela alça e jogar toda a gordura dentro da sacola plástica.

Caso não possua o cesto, use as mãos (cobertas com luva) ou algum recipiente para tirar a gordura.

Nas caixas de gordura de alvenaria, os dejetos costumam grudar na parede e pode ser necessário uma espátula para a remoção completa do material.

E justamente nesse ponto que o Bicarbonato faz toda a diferença! Ao invés de ficar tentando remover a gordura com uma espátula e sem muita eficiência, você pode usar o Bicarbonato para limpar completamente as paredes e todas as peças que estão com acúmulo de gordura.

Utilizando o mesmo princípio do desentupimento dos canos.

Faça o mesmo procedimento indicado para desentupir canos dentro da caixa de gordura. O bicarbonato vai soltar as placas de gordura das paredes da estrutura e facilitar bastante toda a limpeza.

Lembrando que a caixa de gordura teve estar vazia e sem água para que a combinação dos produtos tenha efeito.

Quando deve ser feita a limpeza da caixa de gordura?

Essa é uma dúvida muito comum para quem tem esse sistema instalado em um ambiente e precisa realizar a limpeza. No entanto, não existe uma regra específica para determinar quando a caixa de gordura deve ser limpa.

O ideal é ficar de olho na quantidade de gordura presente na caixa, quando ela começar a encher, é hora de limpar. Um dos sinais de que está na hora de realizar a limpeza é o escoamento lento da água da pia ou então um barulho de gargalo quando a água está escoando.

De forma geral, é recomendado os seguintes períodos:

  • De 6 em 6 meses para as caixas localizadas em residências comuns;
  • De 3 em 3 meses para caixas de gordura de apartamentos;
  • De 1 em 1 mês em bares e restaurantes de pequeno porte ou pousadas e albergues;

Com esses períodos como base, é possível ter a certeza de que a caixa está em excelentes condições, sem representar riscos para você e sua família ou funcionários e clientes.

Limpeza profissional de caixa de gordura

A limpeza profissional é feita de forma diferente e é indicada para caixas de gordura maiores e que recebem muito fluxo de água ou que estejam em uma situação de entupimento completo.

A limpeza profissional é feita através de um tubo de sucção capaz de remover toda a gordura das paredes, do cano de entrada e saída e deixar a caixa livre da sujeira.

Lembre-se que é importante contar sempre com uma empresa profissional credenciada e com experiência. Procedimentos realizados de forma inadequado podem causar danos à caixa de gordura.

Por isso, conte com a Esgotecnica para limpeza de caixa de gordura em São Paulo, na região e no litoral.

Com mais de 20 anos de experiência, estamos prontos para atender a nossos clientes a qualquer momento. Realizamos limpezas rotineiras e também emergências, sempre com eficiência e agilidade.