Função Caixa de Gordura

Caixa de gordura: qual sua função e como mantê-la limpa

A caixa de gordura é uma instalação encontrada na maioria das residências e imóveis comerciais. Ela é importante para garantir a integridade e o bom funcionamento de toda a tubulação, não só na cozinha.

A limpeza e a manutenção da caixa de gordura, são algumas das especialidades Esgotecnica, trazemos o nosso conhecimento para auxiliar você leitor no entendimento desta importante instalação. Confira.

O que é a caixa de gordura

A caixa de gordura é uma das linhas defensivas da sua tubulação residencial ou comercial. Como o nome já indica ela é uma caixa, comumente feita de concreto ou pré-fabricada em PVC, que funciona como um balde de coleta de gordura.

Toda a gordura jogada dentro da pia da cozinha é despejada na caixa de gordura separadora. A caixa tem todas as suas medidas definidas e calculadas pelo engenheiro da obra de acordo com a necessidade de uso da cozinha. As pré-fabricadas aumentam de tamanho de acordo com essa necessidade.

Enquanto ambientes residenciais precisam de caixas menores e mais fáceis de serem projetas, a caixa de gordura de restaurantes e imóveis maiores precisa de um projeto mais robusto e complexo.

O funcionamento da caixa de gordura é bem simples, tudo feita pela água e o efeito de empuxo. Dentro da caixa há uma quantidade determinada de água que funciona como um filtro de gordura. A água que vem da cozinha, com gordura e óleo, cai dentro da caixa, pelo óleo não se misturar com a água e ser mais leve, todas as partículas de gordura são elevadas até a superfície.

A água, que fica no fundo, passa por um tubo localizado na parte de baixo da caixa de gordura e vai para a tubulação de esgoto. A gordura se acumula em placas e fica boiando na caixa de gordura.

A gordura fica na caixa de até ser limpa, por isso a manutenção é importante.

Como é feita a limpeza da caixa de gordura

A limpeza da caixa de gordura em ambientes residenciais não é complicada, na maioria das vezes feita manualmente e de forma rápida.

De forma simples, a limpeza da caixa de gordura segue estes paços:

  • Tenha as ferramentas necessárias em mãos – Limpar a caixa de gordura em casa não é difícil, você vai precisar de sacos de lixo, luvas de borracha compridas, uma concha ou balde pequeno (se o balde tiver furos, como um escorredor, ajudará bastante).
  • Abra a tampa a caixa de gordura – A maioria das caixas de gordura modernas são feitas em plástico PVC com uma tampa de fácil remoção.
  • Retire a gordura da caixa Usando as luvas, use o balde pequeno ou a concha para remover a camada de gordura encontrada dentro da caixa. Jogue a gordura dentro dos sacos de lixo. Se quiser, pode usar uma esponja ou escovinha para limpar as paredes da caixa.

Alguns modelos de caixa feita em PVC possuem sistema de limpeza fácil, onde uma cesta removível retira toda a gordura em poucos passos. A limpeza nestes casos depende bastante da instrução da fabricante. Porém pode ficar tranquilo, pois estes modelos são sempre pensados na facilidade.

Em algumas lojas especializadas é possível encontrar uma bactéria que come a gordura, bastante usada para essas limpezas. Porém, os especialistas recomendam que mesmo com o uso constante delas, a limpeza manual deve ser feita de forma periódica.

Não existe uma periodicidade certa para a limpeza da caixa de gordura. Basta notar quando a água começa a sair pela tampa ou a água da pia começa a descer devagar demais. Para quem não quer deixar chegar neste estado, basta fazer a limpeza a cada 6 meses.

Condomínios e restaurantes podem seguir este período dos 6 meses. Se a caixa for devidamente projetada, não haverá acumulo de gordura em períodos menores.

Como manter a caixa de gordura limpa por mais tempo

A caixa de gordura sempre precisa ser limpa, é normal que ela fique suja. Porém, é possível retardar um pouco a limpeza com algumas dicas simples. A primeira e mais importante é nunca jogar gordura e óleo dentro do ralo da pia, além de evitar que a caixa de gordura suje mais rápido, também evita entupimentos no cano.

Além de gordura e óleo, evite também jogar pelo ralo quais restos de comida. Estes restos podem ficar preso na tubulação e causar um entupimento. Outra dica bem legal é jogar água fervente pelo cano duas vezes por semana. A água quente derrete a gordura e ajuda a evitar que os canos fiquem com as paredes mais espessas.

A última dica, porém, não menos importante, é sempre contratar profissionais para a limpeza e manutenção da caixa de gordura. Se você precisa de limpeza da caixa de gordura, conte com a Esgotecnica.

Temos uma equipe altamente treinada e com atendimento 24h, garantindo eficiência máxima e o total conforto para os nossos clientes! Entre em contato com a gente e tenha a disposição o melhor serviço de São Paulo.

Comentários para este post estão fechados.