Fossa séptica biodigestora: limpeza e manutenção

A fossa séptica é uma importante instalação em várias casas e imóveis que não são diretamente atendidos por tubulação de saneamento básico da rua. Muito usada em áreas em território rural, esse tipo de estrutura é fundamental para o bem-estar e o dia a dia de muitas famílias ou empresas.

Existem diferente tipos de fossa séptica, entre os principais está a fossa séptica biodigestora, que funciona através de uma série de ações de organismos que realizam a decomposição dos dejetos humanos para neutralizar os efeitos nocivos do esgoto.

A limpeza de fossa séptica biodigestora é uma das especialidades da Limpa Fossa Esgotecnica. Realizamos o serviço de limpeza e manutenção de fossa séptica biodigestora com toda a segurança e eficiência necessária para nenhum dano à sua propriedade.

Contar sempre com uma empresa profissional de limpeza de fossa é importante para garantir que a estrutura não sofra danos e que não haja nenhum problema com os procedimentos de biodigestão da fossa.

Aliás, apesar de ser considerado um procedimento mais rudimentar, a fossa séptica traz uma série e procedimentos complexos e que dependem da saúde de todos os organismos presentes dentro da fossa.

Veja mais sobre a limpeza e manutenção de fossa séptica biodigestora.

Limpeza e manutenção de fossa biodigestora

Assim como os outros tipos de fossa, a biodigestora também precisa ser limpa dentro da frequência recomendada. Porém, antes e falarmos sobre a limpeza dessa estrutura, é importante tocarmos no assunto da manutenção mensal que é preciso realizar.

A fossa biodigestora funciona através de uma série de procedimentos que começam no recebimento dos dejetos humanos, passando pela decantação e pela digestão de bactérias anaeróbicas.

Essas bactérias são parte importante do funcionamento da fossa e por isso, precisam estar em equilíbrio. Parte da manutenção mensal da fossa biodigestora é realizado através da inserção de uma mistura fertilizante orgânico fresco com água.

Uma vez por mês, é necessário colocar essa combinação dentro da fossa. A quantidade depende muito das recomendações do fabricante ou do engenheiro responsável pela obra. Porém, de forma geral, é possível calcular o uso de cerca de 4 dedos de esterco fresco para um balde de água.

Misture bem para que a solução fique bem diluída e coloque através da válvula de manutenção na fossa biodigestora. Lembre-se de nunca levantar a tampa da fossa para manutenção caseira! A solução deve ser colocada através de um ponto de inserção determinado.

Essa manutenção mensal é simples e fácil de ser feita e melhora bastante a vida útil de fossas sépticas biodigestoras.

Já em relação a limpeza, ela deve ser feita da mesma forma que em outras fossas, dentro do período estipulado pelo projeto e sempre por uma empresa profissional!

Por que contratar uma empresa profissional para limpeza e manutenção de fossa séptica biodigestora?

A fossa biodigestora, como falamos por aqui, depende bastante do equilíbrio das bactérias anaeróbicas, além é claro, da integridade de toda a estrutura. Qualquer falha nestes segmentos pode causar um problema grave que pode ir desde contaminação do solo, até a inutilização completa da fossa séptica.

Outro problema que pode acontecer durante a limpeza caseira da fossa séptica biodigestora é a contaminação do sistema ao deixar sujeira ou até mesmo produtos químicos cair dentro do sistema.

Além do cuidado que uma empresa profissional pode oferecer para a limpeza de fossa, também é importante considerar onde os dejetos vão ser jogados. Quando a limpeza é feita de forma caseira ou por empresas não regularizadas, é possível que os dejetos sejam jogados em lugares não adequados.

Assim, a limpeza de fossa malfeita acaba contaminando o meio ambiente e prejudicando bastante a natureza.

Para garantir segurança para a fossa e também para o meio ambiente, é necessário realizar a limpeza de fossa com uma empresa profissional!

Dicas para proteger a fossa séptica

Existem algumas dicas que você pode seguir para garantir que a fossa séptica continue funcionando sem nenhum risco. A primeira e mais importante é não usar produtos químicos, principalmente com base na soda caustica ou então com base em álcool.

Esses produtos matam as bactérias dentro da fossa biodigestora e inutilizam todo o procedimento, tornando a fossa apenas um reservatório e evitando o tratamento de esgoto correto.

Outra dica importante é sempre se certificar de que a tampa dos reservatórios não está entreaberta, permitindo a passagem de água para dentro da fossa. Se a água da chuva cair dentro da fossa, ele vai acabar enchendo, o que pode causar danos graves para o sistema.

Para contar com o melhor serviço de limpeza e manutenção de fossa séptica biodigestora, você pode entrar em contato com a Esgotecnica!

Levamos para você os melhores profissionais e os melhores equipamentos para garantir uma limpeza completa e eficiente. Com a gente você tem toda a segurança e garantia necessária para ficar tranquilo!

Comentários para este post estão fechados.