Você sabe pra onde são encaminhados os resíduos da sua fossa?
Você já parou para pensar para onde vão os resíduos da fossa quando são removidos por um serviço de limpeza de fossa? Já pensou quantas doenças estão presentes naquele lodo que não pode ser decomposto pelas “boas bactérias”? Já pensou o que poderia acontecer se todos aqueles efluentes fossem parar no lugar errado?
Você, talvez, nunca tenha pensado nestas questões, mas está na hora! A fossa séptica é uma unidade de tratamento que decompõe os materiais e devolve-os à natureza sem causar danos. Porém, nem tudo pode voltar à natureza. Alguns resíduos não podem ser decomposto e se tornam aquele lodo que fica ao fundo da fossa. Imagina o estrago que ele pode fazer se for descartado da forma errada!
Riscos ao meio ambiente e à saúde
O descarte irregular dos resíduos da fossa traz riscos sérios à natureza. Se as bactérias boas não conseguem decompor essas substâncias, é sinal que elas não devem voltar à natureza. Por isso que precisam ter um destino certo. O descarte errado pode contaminar litros e mais litros de água, acabar com a vegetação local e, até mesmo, com a fonte de renda ou alimentação de toda uma comunidade.
Além disso, esses efluentes da fossa estão cheios de bactérias que trazem doenças graves. Quando eles entram em contato com a água ou comida, seja através do descarte em rios, matas, buracos no chão etc., eles estão transmitindo graves doenças.
Poder beber água potável é um privilégio para poucos e os resíduos descartados da forma errada podem terminar de vez com a pouca água boa que temos. Para ter uma ideia, de acordo com a Unicef, cerca de duas mil crianças com menos de cinco anos morrem por dia por doenças diarréticas. Cerca de 1.800 dessas mortes são causadas pela falta de acesso à saneamento e água potável.
Além disso, os resíduos de fossa trazem doenças por contato direto. No Brasil, de acordo com o Trata Brasil, ocorrem mais de 34 mil doenças recorrentes de falta de saneamento, com mais de duas mil mortes por ano.
Como fazer o descarte certo?
O descarte de resíduos de fossa deve ser feito nos locais certos. Esses locais são regularizados pelas companhias de saneamento do estado e possuem uma grande estrutura para tratar e evitar que os efluentes causem danos ao meio ambiente e à população.
Quando contratar empresas para remoção de resíduos de fossa, é importante pedir toda a documentação que comprove que ela está regularizada e fará o descarte correto dos efluentes. Isso garante que os resíduos tenham o destino ideal.
Lembre-se que essa é uma responsabilidade conjunta!