A importância do tratamento de efluentes industriais

Com a preservação do meio ambiente em pauta e a preocupação com questões envolvendo a sustentabilidade, é de tamanha importância discutir e o tratamento de efluentes industriais.

Os efluentes industriais são líquidos emitidos pelas indústrias. Eles possuem em sua composição, substâncias muitas vezes tóxicas, provenientes dos materiais usados na indústria, e que, com o contato direto com o solo e a água, poluem o meio ambiente.

O grau dessa poluição varia de acordo com a classe e o tipo de trabalho de cada indústria. Mas vale destacar, que o processo de tratamento precisa ser realizado, antes que esses efluentes entrem em contato com o meio ambiente.

No que constitui o tratamento?

O tratamento de efluentes industriais de fossas passa por processos físicos, químicos e biológicos, onde serão eliminadas as substâncias tóxicas que podem prejudicar o solo, a água, nascente e rios.

Quem faz o tratamento dos efluentes industriais são as limpa fossas, que realizam a coleta, sucção e transportes de líquidos efluentes e pastosos. As empresas e indústrias precisam contratar uma empresa especializada de limpa fossa que irá executar e fazer o melhor tratamento para esses efluentes.

Essas empresas possuem licença para fazer esse tipo de trabalho, além de possuir os melhores equipamentos e profissionais qualificados para a atividade.

Para fazer esse tratamento, é preciso uma série de observações em relação à variação dos tipos de efluentes industriais. Na legislação, consta que, quem é o responsável pela emissão desses efluentes industriais são as próprias indústrias que devem contratar o serviço especializado de limpa fossa para que seja realizado o tratamento. Caso isso não ocorra, essas empresas serão penalizadas pelos órgãos ambientais responsáveis.

Políticas ambientais

A importância do tratamento de efluentes industriais é uma questão política ambiental que interessa a todos. Todos têm o direito ao saneamento básico, bem como a higiene e a saúde, através da água tratada.

Os órgãos ambientais estão incentivando as empresas para reaproveitar a água de efluentes tratados, como uma alternativa de reaproveitamento da água que, após o tratamento pode ser utilizado para uso doméstico, como limpeza da dependência, equipamentos, irrigação de jardins e lavagens de pátios.

O crescimento e o monitoramento por parte da fiscalização, ajuda para que essas empresas sejam punidas se não fizerem o correto tratamento dos efluentes industriais que prejudicam tanto ao meio ambiente.

Nos últimos anos tem se notado que os órgãos ambientais têm sido bem severos com essas empresas que não cumprem com as leis, já que há uma a Resolução 430/2011, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para que seja realizado o tratamento de efluentes industriais. Além dessa Resolução, há também em cada Estado, decretos sobre a emissão de efluentes em águas.

Todas essas políticas ambientais ajudam para que não continuem ocorrendo estas falhas por parte das empresas.

Qual a importância desse tratamento?

De acordo com estimavas, a indústria é o maior demandador de água e essa demanda fica em torno de 23%. Apenas 8% é destino para os recursos humanos. Vendo essa comparação, é de tamanha importância as indústrias fazerem o tratamento de efluentes industriais para que se possa reaproveitar esta água, que irá contribuir não apenas com a sustentabilidade como também para a boa preservação dos solos e das águas.

O tratamento de efluentes industriais deve fazer parte da rotina da indústria. E deve ser pauta de uma elaboração de projetos de pessoas que sejam responsáveis por uma gestão de resíduos.

Não dar o destino correto dos efluentes industriais, corresponde a não ajudar a melhorar a questão da sustentabilidade, e também é considerado um crime ambiental, onde a empresa pode ser penalizada por esse tipo de ação.

O custo não é apenas para o meio ambiente, como também para as empresas que podem sair prejudicadas, já que estas precisam de uma licença ambiental para financiar projetos.

O próprio marketing verde está em alta e os clientes estão optando por empresas que possuem planos e estratégias envolvendo a sustentabilidade, e o tratamento de efluentes industriais é uma delas. O tratamento realizado é um ciclo onde todos ganham.

Fonte: MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE.