Bueiro entupido – O que fazer para evitar e como resolver

imageVocê sabia que o descarte irregular de lixo é um das principais causas do bueiro entupido? Mas ele não é responsável por este transtorno sozinho. Existem muitas atitudes que podem ser tomadas nas nossas vidas para evitar este problema e viver com muito mais tranquilidade, sem ficar expostos aos riscos de um bueiro entupido.

Pensando nisso, nós separamos muitas dicas de como evitar o entupimento dos bueiros e galerias pluviais. E também ensinamos o que fazer caso sofra com bueiros entupidos perto da sua casa.

Como evitar o entupimento no bueiro?
Evitar o entupimento nos bueiros é uma tarefa simples, mas que depende de todo o coletivo. Porém, essa mudança de comportamento pode melhorar infinitas vezes a qualidade de vida de toda a população e expor todos os moradores da comunidade. Uma atitude pequena, mas de grande impacto.

Para ter ideia de como é uma simples mudança de hábito, o maior causador de entupimentos em bueiros e bocas de lobo é o descarte irregular de lixo. Os objetos que jogamos na rua são responsáveis pela maioria dos entupimentos e alagamentos. As enchentes, por exemplo, são causadas pelo excesso de lixo que impede o escoamento da água pelas galerias e transbordam pelas ruas.

Educar as crianças dese cedo sobre jogar lixo nas ruas é uma tarefa que pode resolver maior parte dos problemas com entupimento nos bueiros. Essa é uma alternativa simples e que traz ótimos resultados a médio e longo prazo.

Mas, falando a curto prazo, é possível instalar lixeiras para evitar que cachorros e outros bichos revirem o lixo em busca de comida. Uma atitude fácil que pode fazer a diferença, principalmente se existem muitos animais de rua na região em que mora.

Os jardins caseiros também são ótimas soluções a curto prazo. Eles ajudam a diminuir o fluxo de água das chuvas que escoam para os bueiros. Esse é mais um dos motivos para o verde ser importante nas cidades.

Outro ponto para a preservação do funcionamento dos bueiros é a instalação do sistema de escoamento e esgoto das casas. As ligações erradas, como esgoto ligado nas galeras pluviais, e o contrário também, aumentam as chances de entupimento nos bueiros.

Como resolver o bueiro entupido?
O bueiro é uma parte do sistema de esgoto que está do lado de fora das casas. Portanto, a responsabilidade por eles é da companhia de saneamento básico. Em São Paulo, por exemplo, é a Sabesp.

Quando tiver problemas com bueiro entupido, deve reportar à companhia para que ela resolva o problema dentro do prazo mais rápido possível. Se a solicitação não for atendida, os moradores podem recorrer legalmente na justiça.

Comentários para este post estão fechados.