Fossa Cheia

Como saber se a fossa encheu e precisa ser esvaziada

A fossa séptica é uma das instalações mais importantes em diversas residências. Ela é usada principalmente para quem não recebe o atendimento da rede de coleta e tratamento de esgoto. Situação comum em bairros afastados do centro, zonas rurais e até mesmo em áreas urbanizadas.

Há também locais que optam por usar a fossa séptica para ter mais liberdade das taxas cobradas pelas prefeituras e para ar mais autonomia ao imóvel. Esse é um caso comum entre condomínios e plantas industriais.

Mas como é de se esperar, a fossa séptica exige bastante cuidado para que funcione de forma correta. Isso quer dizer que ela precisa ter não apenas uma instalação bem-feita, mas uma manutenção periódica. A principal ação preventiva em uma foça é a limpeza e esgotamento correto.

A Limpa Fossa Esgotecnica é especializada na limpeza de fossas com os melhores equipamentos e técnicas para garantir a segurança e integridade do sistema. É importante para os usuários desses sistemas entenderem como saber se a fossa encheu.

Continue com a gente a aprenda mais sobre esse importante fator da Fossa Séptica e esteja preparado para saber quando acionar o esgotamento da fossa.

Quando a fossa séptica precisa ser esvaziada?

Para saber quando a fossa séptica precisa ser esvaziada é preciso realizar uma inspeção visual dentro da própria fossa. Existem diferentes maneiras de fazer essa inspeção, alguns casos específicos são necessários contratar inspeção profissional, mas não é sempre o caso.

Algumas fossas possuem sistemas para uma fácil visualização da parte interna. De forma bem simples, basta abrir a fossa para saber se ela já está chegando ao nível necessário para o esgotamento.

Cada reservatório possui um nível diferente que deve ser informado pela construtora ou pela fabricante do equipamento. Geralmente, é recomendável que a limpeza deve ser feita quando o material dentro da fossa está a cerca de 15cm do cano de entrada de esgoto.

Existem alguns outros sinais que podem indicar que está na hora de esvaziar a fossa séptica. Eles são perceptíveis no dia a dia e durante o uso do encanamento:

  • Um dos primeiros sinais de que a fossa está cheia é que a vazão de água em torneiras e no vaso sanitário é restringia. Isso quer dizer que a água passa a ficar lenta ao descer pelo esgoto.
  • O barulho de borbulhas quando o sistema de encanamento é utilizado também representa sinais de problema com a fossa séptica.
  • Por fim, o sinal mais característico é quando a fossa séptica começa a transbordar pela tampa. Sinal de que é hora de realizar o esgotamento o quanto antes.

Existe periodicidade para limpar a fossa séptica?

Apesar de não existir uma periodicidade pré-estabelecida, a maioria dos profissionais e fabricantes diz que a fossa deve ser esgotada no mínimo uma vez a cada três anos.

Claro, isso depende bastante de alguns fatores como o tamanho da fossa e a quantidade de pessoas que utilizam o sistema de esgoto. Quanto mais pessoas, mais rápido a fossa vai encher e será necessário realizar o esgotamento.

Esses fatores podem fazer com que o esvaziamento da fossa tenha que ser feito uma vez por ano ou até menos.

O melhor é sempre ter essas informações diretamente do fabricante ou do construtor da fossa. Uma empresa limpa fossa também pode orientar na periodicidade correta para a sua fossa.

Como é feita a limpeza de fossa séptica?

A limpeza da fossa séptica deve ser feita por uma empresa profissional e bem equipada. Essa necessidade vem da complexidade desses sistemas. As fossas sépticas funcionam bem apenas quando possuem uma estrutura íntegra e sem defeitos.

Ao realizar a limpeza sem os devidos cuidados, é possível danificar a fossa e acabar prejudicando o funcionamento dela e impossibilitando o tratamento correto do esgoto.

Por isso, para realizara limpeza de fossa séptica é importante contratar uma empresa profissional, como a Limpa Fossa Esgotecnica.

A nossa equipe conta com todos os equipamentos necessários para realizar a limpeza de fossa com eficiência e segurança.

A limpeza é realizada primeiro com a abertura da fossa e liberação dos gases que se acumulam dentro do compartimento.

Depois, com o uso de um caminhão limpa fossa, com equipamentos de sucção, é realizado o esvaziamento da fossa de acordo com as normas padrões do mercado.

Por fim, todo o material coletado é depositado em um local adequado para receber esses produtos. Esse é um ponto importante, afinal, o material não pode ser devolvido de qualquer maneira para o ambiente.

A Limpa Fossa Esgotecnica conta com todas as licenças e registros necessários para garantir que traremos a melhor limpeza de fossa para seus clientes!

Além disso, atuamos de acordo com as normas para proteger o meio ambiente.

Com atendimento em São Paulo, litoral e região, você pode contar com a Limpa Fossa Esgotecnica a qualquer momento.

Comentários para este post estão fechados.