Descarte apropriado de lama bentonítica das fundações de obras

EPSON DSC pictureA lama bentonítica é utilizada na construção civil para dar mais sustentação ao solo em escavações de fundações. Essa sustentação se deve ao fato de que quando ela é bombardeada para dentro do solo, ela preenche os vazios e assim impede que aconteça o desabamento de uma construção.

Quando aplicada corretamente, a lama bentonítica, oferece a vantagem de reduzir ao mínimo as alterações do terreno vizinho, ou perfurações em decorrência da continuidade da ação estabilizante.

Só que essa ação tem um custo elevado para a natureza. Devido a algumas substâncias presentes nessa lama, ela pode causar a morte de plantas e animais quando for lançada no meio ambiente principalmente em grande quantidade.

Há muito tempo vem se discutindo o impacto ambiental produzido pelo uso de lama bentonítica em obras de fundações na construção civil. Para compreender melhor, a lama bentonítica é a mistura de água com bentonita, nome genérico da argila composta predominantemente de um mineral silicato hidratado de alumínio.

O que acontece com a lama bentonítica?

A lama bentonítica tem uma densidade que se sedimenta numa velocidade maior e que se descartada incorretamente como próximos aos rios pode provocar o impedimento da oxigenação.

O cake que é formado pela lama bentonítica preenche o solo e pode provocar a extinção de alguns seres da fauna e flora causando um impacto ambiental, ainda mais se o caso se o descarte for a uma grande quantidade em determinada região.

Por provocar esses danos ambientais, a lama que não será mais reutilizada precisa de descarte em um aterro industrial ou um local que aceita esse tipo de material.

De grande importância para o ramo da construção civil, a lama bentonítica tem seu problema na hora do descarte e sai caro para as empresas fazerem o descarte apropriado, e se descartada em local impróprio acabará impactando em danos ambientais muito graves.

Dessa forma, o descarte da lama bentonítica é visto como algo complicado de fazer e muitas vezes é colocada em lugar incorreto e prejudicando a natureza. Para isso é necessário um estudo que saiba investir de maneira correta nesse descarte.

Como deve ser feito o descarte da lama bentonítica?

Qualquer empresa do ramo da construção civil que utilizar a lama bentonítica deverá contratar uma empresa responsável e licenciada pelos órgãos ambientais ou a critério da contratante para fazer o descarte deste poluente. A lama bentonítica pode passar por uma reciclagem ou ser encaminhada para aterros sanitários.

Esse tratamento pode ser feito de maneira simples, e assim colaborando para o meio ambiente. Algumas empresas aplicam uma técnica que elimina o poluente através de um tratamento feito com um pó químico que reage com a bentonita e assim transforma-a em flocos. E a água separada da lama bentonitica, pode ser descartada, ou ainda aproveitada para lavagem ou reuso em sanitários.

Em outra ocasião à empresa contratada irá transportar a lama bentonítica para uma estação de tratamento específica ou para aterros preparados para receber o material.

É importante que a empresa contratada tenha caminhões adequados para fazer esse transporte e com sistemas de vácuo de extrema eficiência. Ações corretas assim impactarão em um meio ambiente melhor.

O polímero sintético como substituição

Para evitar muitos gastos e impacto negativos para o meio ambiente, muitas empresas de construção civil estão fazendo o uso de polímeros sintéticos no lugar da lama bentonítica.

Em contato com a água, esses polímeros se transformam em uma espécie de cola que acaba dando mais estabilidade para as escavações. Além disso, os polímeros causam menos impacto para o meio ambiente e seus resíduos podem ser tratados e reaproveitados.

Serviços de limpa fossa

Comentários para este post estão fechados.