Desentupidora de fossa: o que faz esse tipo de empresa?

desentupidora-de-fossaO serviço de desentupidora de fossa é um serviço de desentupimento de encanamentos de esgotamento de água, o esgoto. E algumas vezes, o trabalho de limpa fossa é um trabalho preventivo para não agravar futuros problemas envolvendo as fossas.

A atividade prestada por uma desentupidora de fossa pode ser realizada em fossas sépticas, fossas negras, fossas secas, caixas de gordura, sumidouros e bacias de tratamento. Vale salientar que toda empresa de limpa fossa precisa estar cadastrada na Cetesb Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Isso porque, essa companhia faz o controle, bem como a fiscalização e o monitoramento das empresas credenciadas em trabalhar com limpeza de fossa.

Assim, garantindo mais confiança para os clientes que forem contratar esse tipo de serviço. Lembrando, que esse trabalho é um serviço de saneamento básico realizado por empresas concedias pelos órgãos da secretária do meio ambiente e da saúde pública.

Como é realizado o trabalho de limpa fossa?

Este serviço pode ser prestado em forma de caminhões que são equipados com bombas de alta pressão e que podem transportar os restos de detritos. Depois de removido, esse material é colocado em um lugar adequado, para evitar problemas com contaminações. Por isso, o trabalho de limpa fossa é de tamanha importância não apenas para as pessoas, como também para o meio ambiente.

O trabalho de uma empresa especializada em limpa fossa pode ser feito em residências, condomínios, escolas, hospitais, comércio para prevenir e resolver problemas ocasionados pelo esgoto.

Contratando o serviço de uma empresa especializada em limpa fossa, você estará dando garantia para que seu ambiente seja mais saudável, assim como o de sua família e comunidade. O trabalho realizado vai trazer segurança e evitar a proliferação de doenças e vermes, como também a contaminação com o solo e a água.

Conhecendo um pouco das fossas

Há diversos tipos de fossas, e cada uma delas merece uma atenção diferente.

Fossa Séptica: Esse tipo de fossa é muito utilizado em esgotos domésticos porque possui um sistema de tratamento primário. Na sua composição há um revestimento interno que vai impedir o contato dos detritos com água e o solo. O serviço deve ser feito regularmente para não ocorrer entupimentos.

Fossa Negra: Esse tipo de fossa não possui nenhum revestimento e consequentemente, pode contaminar o solo. Essa fossa não é recomendada, pois não é ecologicamente correta.  A fossa séptica sempre é a mais recomendada.

Fossa Seca: Sua estrutura de revestimento é feita com tábuas e a cobertura dela com laje na altura do piso, mas possui o mesmo problema da fossa negra, não possui proteção ao solo. Esse tipo pode trazer mau cheiro como também proliferar doenças.

Cuidados e manutenção com as fossas

  • A fossa séptica precisa ser construída de forma circular ou retangular;
  • Quando a fossa estiver cheia, isto indica que é o momento ideal para a sua limpeza;
  • Evitar qualquer equipamento pesado próximo ao local;
  • Cuidado para todo tipo de material, objeto jogado nos ralos e pias, pois estes podem entupir os canos;
  • Quanto entupir, usar água fervente e não soda cáustica;

Uma atenção também, antes de contratar uma empresa de limpa fossa, pois há muitas empresas que sequer possuem a licença e o cadastro na Cetesb. Antes de contratar, verifique e pesquise. É importante que a empresa possua uma excelente estrutura, bem como os melhores equipamentos para o desentupimento, além-claro de profissionais capacitados e qualificados em fazer esse tipo de serviço.

Contratando uma empresa não licenciada quem perde é você e toda a comunidade que não sabe ao certo onde será depositado os restos de dejetos. A empresa de limpa fossa precisa passar credibilidade.

Comentários para este post estão fechados.