Dicas sobre Limpeza de Fossas

limpeza-de-caixa-de-gordura_215042Quer saber mais sobre Limpa Fossa? A fossa é, basicamente, um buraco no chão com o fundo coberto com uma camada de concreto, onde são descartados resíduos, sejam líquidos ou sólidos, e dejetos humanos gerados por uma residência ou empresa. Normalmente, esse material é proveniente de banheiros e cozinhas. Sempre que estiver cheia, a fossa deve ser aspirada.

Com o sistema de limpa fossa, esse material descartado se torna menos agressivo ao meio ambiente. Sendo assim, a fossa séptica é um tanque impenetrável, com capacidade variável, que acumula os esgotos brutos não tratados, antes de serem lançados numa rede de coleta, como estações de tratamento de esgoto, por exemplo.

Para evitar mau cheiro em fossas sépticas, a instalação não deve ser feita próxima de residências e deve ser projetada ao lado do banheiro, em linha reta, para evitar curvas nas canalizações. Uma observação importante de limpa fossa, é que a fossa séptica deve estar bem longe de poços artesianos, com distância mínima de 30m. A medida é imprescindível para que não haja contaminação da água, se ocorrer algum vazamento.

Para não prejudicar as condições de seu funcionamento, uma fossa séptica não deve receber águas pluviais nem despejos industriais. Deve ser localizada em uma área livre, de fácil acesso para a limpeza periódica (limpa fossa). As fossas sépticas são necessárias nas residências e essenciais para a melhoria das condições de higiene das populações de zonas rurais e de localidades não servidas por redes de coleta pública de esgotos.

Porém, é preciso deixar claro que o tratamento não é completo, como o realizado em estações de tratamento de esgotos.

Porque é necessário a limpeza – limpa fossa?
A manutenção e a limpeza das fossas sépticas devem ser feitas por empresas de desentupimento. O uso de fossa séptica e limpa fossa é primordial para a contribuição da melhoria das condições de higiene das populações e, consequentemente, para a conservação do meio ambiente. Traz segurança à residência no sentido de combate às doenças, vermes e endemias como, por exemplo, a cólera.

Além de evitar a proliferação de animais em geral, como baratas, ratos e outros insetos que podem prejudicar a saúde humana. Dessa forma, a limpeza de esgotos e fossas sépticas (limpa fossa) evita alguns problemas graves à saúde, já que muitas infecções ocorrem pelo contato com águas de esgotos contaminadas.

Adotar esse procedimento impede o lançamento dos dejetos humanos em rios ou mesmo diretamente no solo. Sendo também fundamental para a preservação do meio ambiente. Outro detalhe importante é que deve seita a retirada de águas e lamas das fossas com regularidade. Isso é importante para manter limpeza do local.

A importância da contratação de uma empresa especializada (desentupidora) para a execução do serviço de limpa fossa é outro ponto relevante, visto que algumas fossas são repositórios de gorduras ou caixa de águas. Dessa forma, são necessários equipamentos e ferramentas adequados para fazer a sucção dos dejetos orgânicos depositados. Ao contratar um serviço de limpa fossa é fundamental analisar a certificação da empresa, que deve ser especializada no segmento.

Comentários para este post estão fechados.