Esgotamento de fossa: sinais e como resolver

Propriedades que dependem de fossas sépticas trazem seus próprios desafios, sendo necessário que você esteja atento quanto à manutenção desse sistema de tratamento de esgoto. O  esgotamento de fossa, quando ocorre, mostra alguns sinais que compartilhamos neste post, então, caso você perceba algum deles, é hora de tomar uma providência o quanto antes!

Esgotamento de fossa: atente-se aos sinais

Esquecer de limpar a fossa séptica é um pouco mais sério do que esquecer de tirar o lixo doméstico e colocá-lo nas lixeiras. Por isso, caso você seja novo na propriedade e esteja preocupado quanto a isso, observe os indícios listados abaixo:

  • poças de água próximas à fossa
  • lentidão dos ralos para drenar a água
  • cheiro ruim no encanamento
  • a grama aos arredores da fossa está mais bonita
  • barulhos estranhos nos canos
  • a água da descarga demora para descer

Se você tem dúvidas sobre o esgotamento de fossa, confira a seguir algumas dicas do que “fossas cheias” pode significar.

Nível normal: as válvulas de entrada e saída permitem que os resíduos e águas residuais fluam para dentro e fora da fossa sem problemas.

Acúmulo de iodo: com o tempo, o iodo pode se acumular e não irá desaparecer por si só, ou seja, terá que ser removido com um serviço de limpeza de fossas

Tanque cheio demais: a drenagem já não é suficiente e os níveis de água sobem até o limite máximo, resultando no esgotamento de fossa.

Limpeza de fossa séptica: conheça a importância!

A melhor coisa que você pode fazer para ter uma previsão de quando o tanque séptico precisa ser esvaziado é manter um cronograma, uma solução simples e eficaz. Se você puder determinar os intervalos de esvaziamento adequados, poderá nem mesmo ver nenhum dos sinais de esgotamento de fossa listados acima. 

Os intervalos de esvaziamento de fossas dependem dos fatores:

  • quantidade de pessoas morando na residência
  • tamanho do tanque séptico
  • quantidade de água residual gerada diariamente
  • volume de resíduos sólidos descartados por dia

Se você comprou ou alugou recentemente uma casa com fossa séptica, é importante que você se informe sobre quando o tanque foi esvaziado pela última vez, porque desse modo você terá uma ideia aproximada de quando limpá-lo. Ainda assim, porém, caso você esteja preocupado com o esgotamento de fossa, o ideal é que você conte com uma empresa de limpeza de tanque séptico.

Conte com a Limpa Fossa em São Paulo!

Manter o controle da manutenção do tanque séptico evitará grandes problemas a longo prazo. Portanto, caso você note ou já tenha notado algum dos sinais acima, entre em contato agora e solicite uma limpeza de fossas em SP com a melhor empresa da região. Nosso atendimento é em período integral, todos os dias da semana, ou seja, estamos sempre à sua total disposição!

Não espere até o esgotamento de fossa ocorrer e não tente resolver por conta própria, mas deixe por conta de quem tem experiência e todo o material adequado a tal serviço, bem como caminhão sugador e desentupidor.