Limpeza de caixa de gordura em condomínio: periodicidade

A caixa de gordura é um componente importante em qualquer encanamento. Esse reservatório é uma coletora de gordura que evita que esses dejetos vão para a rede principal e esgoto e para a estação de tratamento. Tão importante quanto o sistema está a limpeza de caixa de gordura em si. E a limpeza de caixa de gordura em condomínio é ainda mais importante.

A caixa de gordura é tão importante que é até mesmo lei em alguns estados a instalação de adequação desses sistemas. Em São Paulo, por exemplo, o projeto de lei 591/2006 estipula advertência para as edificações que não tiverem caixa de gordura, prazo para regularização e multa mensal de R$1 mil para o segundo mês da irregularidade que será cobrada até a regularização.

A Esgotecnica entende a importância desse sistema e por isso oferece o melhor serviço de limpeza de caixa de gordura em condomínio para garantir o bem-estar e a segurança de todos os moradores do local.

Para esclarecer mais sobre esse importante assunto e algumas possíveis dúvidas, estamos elaborando este artigo para todos os nossos leitores e clientes!

O que é a caixa de gordura

A caixa de gordura é um sistema dificilmente ignorável. Primeiro pela sua importância e segundo pelo trabalho que ele causa caso seja negligenciado.

A caixa de gordura nada mais é do que um reservatório que separa a água proveniente da lavagem de louças da gordura de alimentos.

A caixa de gordura não só evita o entupimento do encanamento, como também ajuda no tratamento de água. A separação da gordura com a água é feita de foram simples e depende exclusivamente da própria água e da gravidade.

Em condomínios verticais, cada apartamento pode ter sua própria caixa de gordura (geralmente nos prédios mais antigos) ou então uma caixa geral para cada bloco ou andar. Elas podem ser feitas alvenaria, PVC e contam com diferentes modelos e formatos para facilitar a limpeza ou potencializar sua capacidade.

Além de uma instalação bem-feita, a caixa de gordura também depende de uma boa limpeza com a periodicidade correta para funcionar sem apresentar problemas para toda a tubulação.

Quando realizar a limpeza de caixa de gordura em condomínios?

A limpeza de caixa de gordura em condomínios, assim como de outros ambientes, depende quase que exclusivamente da quantidade de uso dos sistemas ligados a ela. É possível que uma caixa de gordura tenha necessidade de limpeza a cada seis meses ou então de forma bimestral.

Quanto mais um desses sistemas é usado, mais rápido vai ser necessário realizar a limpeza. Em condomínios horizontais, se cada casa tiver caixa de gordura própria, recomenda-se uma limpeza a cada 6 meses.

Para estes casos, é possível realizar a instalação de caixas de gordura com sistema de limpeza facilitado com cestos embutidos.

No caso dos condomínios verticais ou dos horizontais com caixa compartilhada, é necessário que a limpeza seja realizada a cada 3 meses, pelo menos. Isso porque o sistema é completamente diferente, com caixas subterrâneas.

Essas caixas subterrâneas são de grande porte e a limpeza não pode ser realizada de forma manual, sendo necessário o contrato com uma empresa profissional para realizar o serviço sem riscos para a estrutura e com eficiência.

Quando a caixa de gordura enche, ela bloqueia a passagem correta da água e pode causar uma série de prejuízos e um grande desconforto, principalmente por causa do cheiro. É altamente recomendável realizar a limpeza antes da caixa entupir.

Vale a pena lembrar que é melhor evitar a prática de usar soda cáustica para tentar adiar a limpeza da fossa. A soda, além de ser um químico perigoso, pode acabar piorando a situação da limpeza e causar um entupimento.

Como realizar a limpeza de caixa de gordura em condomínios

Como informamos, em condomínios com caixas individuais, é possível realizar a limpeza manualmente. Geralmente, as caixas de gordura simples precisam ser limpas a mão. Para isso, basta abrir a tampa da caixa e com a ajuda de luvas retirar toda a gordura e colocar em um saco plástico para ser jogada no lixo.

Já com as caixas de grande porte o melhor a se fazer, sem dúvidas, é chamar a Desentupidora Esgotecnica para realizar o procedimento! Temos profissionais altamente treinandos e os melhores equipamentos para garantir que o sistema seja limpo de forma adequada.

O procedimento consiste na abertura da caixa de gordura (que pode ser de alvenaria ou pré-fabricada em PVC) e com os equipamentos de limpeza e sucção, a gordura é retirada de dentro da caixa e, se necessário, é realizado também a limpeza manual.

Tomamos todos os cuidados com as caixas, já que qualquer tipo de rachadura ou dano pode inutilizar todo o sistema ou até mesmo contaminar o solo.

Com a Desentupidora Esgotecnica você encontra as melhores soluções para suas tubulações e para garantir uma limpeza completa de caixa de gordura em condomínios. Atendemos 24h, com frente próprio e dedicação a nossos clientes!

Comentários para este post estão fechados.