Você sabia que uma empresa de limpa fossa precisa estar cadastrada na Cetesb?

Empresa cadastrada na CetesbO trabalho de uma empresa de limpeza de fossa é visto como um serviço pesado e difícil de ser realizado. Porém hoje, as ferramentas disponíveis auxiliam cada vez mais quem trabalha com essa atividade.

Esse tipo de serviço é prestado em casas, condomínios, escolas, comércios, empresas, indústrias, onde é realizada a limpeza de fossa seca (geralmente em cobertura), negra (dejetos que caem no terreno) e séptica (esgoto doméstico).

A fossa é um buraco no chão que possui tampa de concreto, onde os resíduos (esgoto) são eliminados. Quando essa fossa enche é preciso chamar uma empresa que irá limpar a mesma.

O trabalho de uma limpeza de fossa é normalmente prestado por empresas de desentupimento, as chamadas desentupidoras. Compreende-se esse trabalho através de um serviço de saneamento básico realizado por empresas autorizadas pelos órgãos se secretária do meio ambiente e da saúde pública.

Cadastro na Cetesb

Mas antes desse trabalho ser realizado é preciso saber que toda empresa de limpa fossa necessita ter licença da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) para atuar. Isso porque a companhia faz o controle, bem como a fiscalização e o monitoramento das empresas credenciadas em trabalhar com fossa.

A Cetesb tem como objetivo integrar cada vez mais o trabalho de órgãos e empresas para fiscalizar e prevenir acidentes e assim coordenar trabalhos em conjunto em acidentes que envolver produtos tóxicos ou má destinação desses resíduos recolhidos.

Além disso, a Cetesb também faz o licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.

A companhia além do licenciamento ambiental elabora o seguinte:

  • Cria autorização para supressão de vegetação nativa e/ou intervenção em áreas de preservação permanente;
  • Autorização para queima controlada para fins fitossanitários;
  • CADRI (Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental)

Além de ter cadastro na Cetesb, o trabalho da empresa responsável por esse tipo de serviço precisa ser qualificado. É preciso também ter certificação da SABESP para transportar e descartar os resíduos retirados da limpeza para assim evitar danos ao meio ambiente.

Porque uma das questões que todo esse trabalho envolve, diz respeito à saúde hidráulica tanto domiciliar, como comercial ou industrial. Nesses casos devem-se respeitar as normas, ter conhecimentos específicos e os equipamentos adequados para esse tipo de serviço.

O trabalho de limpa fossa

Vale salientar que existem diversos tipos de fossas, como: fossa negra, secas, caixas de gordura, fossas sépticas e outras. E esse trabalho é realizado com caminhões que são equipados com bombas de alta pressão que realiza que fazem a coleta e transporte dos detritos.

É importante que a empresa de limpa fossa tenha equipamentos de segurança exigidos pelas normas NR33 e NR18 que regulam serviços em espaço confinado e altura, além de manter sua equipe de trabalho qualificada, para proporcionar aos clientes um bom atendimento profissional.

Alguns dos serviços prestados pela limpeza de fossa são os seguintes:

  • Limpeza do esgotamento de fossa;
  • Limpeza em Indústrias;
  • Desentupimento;
  • Dedetização entre outros serviços;

Quando é necessário realizar a limpeza da fossa de uso doméstico?

Uma limpeza da fossa sempre é indicada quando a capacidade de armazenamento estiver mais próxima do seu limite, para assim evitar evitando o acumulo de resíduos de esgoto em geral e a proliferação de pragas.

Depois de feito a remoção desses resíduos, a empresa de limpa fossa faz o transporte desses resíduos até um local indicado que é autorizado pela CETESB.

A empresa de limpa fossa precisa ter uma equipe técnica especializada, com bons equipamentos higienizados e variados para o atendimento junto às residências, aos comércios e indústrias.

Comentários para este post estão fechados.