A importância da manutenção preventiva da limpeza de fossas

O entupimento de fossa é um problema que acontece muito nas indústrias, embora também ocorra em imóveis residenciais que não realizam a manutenção preventiva da limpeza de fossas. Neste conteúdo, você ficará por dentro do assunto e entenderá porque é importante limpar a fossa séptica de modo a se prevenir contra entupimentos.

Fossa séptica: o que é

Em curtas palavras, uma fossa séptica é um compartimento para tratar esgoto, seja industrial ou residencial. Esse tanque séptico pode conter apenas uma câmera, duas, ou mais, de acordo com a necessidade da empresa ou morador.

Nas localidades onde não existe rede de tratamento de esgoto, a fossa séptica é a solução encontrada no tratamento primário do esgoto. Porém, é necessário que se faça a manutenção preventiva da limpeza de fossas de modo que ela mantenha seu bom funcionamento e não gere problema como o entupimento de esgoto.

Entupimento e limpeza de fossa: entenda

Pelo fato de fossas sépticas receberem dejetos sólidos, com o passar do tempo, a consequência é o acúmulo de resíduos no compartimento. Sendo assim, o único jeito de não deixar que a fossa entupa é a manutenção preventiva.

Esse serviço de limpeza de fossas, que previne contra o entupimento, é feito por pessoas especializadas, uma empresa que possua experiência e saiba lidar com todos os tipos de fossas. Caso o tanque séptico já esteja entupido, por meio da limpeza de fossas é possível efetuar o desentupimento e até mesmo transportar os dejetos para o local de descarte.

Manter a fossa séptica em perfeitas condições e funcionamento adequado é algo que só beneficia a todos, pois você evita problemas no esgoto e evita de gastar com o serviço de desentupimento de fossas. Além disso, a limpeza de fossa também é eficaz para:

  • prevenir contra odores
  • impedir o surgimento de baratas, ratos, moscas e demais insetos
  • evitar que o solo e a água se contaminem
  • o bom funcionamento da rede de esgoto

E se você está se perguntando: de quanto em quanto tempo devo limpar a fossa séptica? Bom, a manutenção pode variar dependendo da quantidade de uso e do tempo de utilização do tanque séptico.

Empresa limpa fossa: como funciona

Os danos e riscos trazidos pelo entupimento de fossas sépticas só tendem a aumentar quanto mais o problema persiste, por isso, é importante que você contrate sempre uma empresa limpa fossa idônea.

Note se a empresa possui sede física e, além disso, se os profissionais são qualificados e utilizam equipamentos destinados à manutenção preventiva da limpeza de fossas. Alguém que não possua experiência na área nem as ferramentas e aparelhos certos dificilmente obterá êxito e também se colocará sob o risco de contaminação.

Uma empresa limpa fossa se utiliza de métodos como jatos pressurizados de água e também a sucção dos resíduos acumulados no tanque séptico. Isso quer dizer que você não precisa se preocupar com sujeira ou dor de cabeça, pois os profissionais fazem todo o serviço, limpam a fossa, e depois a entregam nas mais perfeitas condições.

 

Deixe um Comentário...

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *