Fossa Séptica: cuidados na limpeza

As residências não servidas por esgotos públicos dependem de outros sistemas sépticos, a fim de tratar e descartar as águas residuais. O método de decomposição subterrânea e drenagem de resíduos mais usado é a fossa séptica. Conheça, a seguir, em que consiste esse modelo, os tipos mais comuns e quais os seus benefícios!

Fossa séptica

As águas cinzentas saídas de pias e banheiros, assim como as águas pretas, provenientes de vasos sanitários, precisam ser tratadas antes de serem lançadas no solo. Os moradores de áreas agrícolas fazem uso de um tanque de saneamento, colocado no subsolo, que recebe esses líquidos e os envia em direção à uma rede de tubos de campo de drenagem.

Constituída de duas câmaras distintas: de tratamento, onde ocorre a maior parte do processo bioquímico; e a final, onde acontece a saída dos resíduos em nível mais baixo, a fossa séptica garante o fluxo rápido, sem obstrução, conduzindo os líquidos a uma determinada direção.

A decomposição de todo o material é feita pela ação de bactérias anaeróbicas (sem a presença de oxigênio), que digerem as matérias orgânicas presentes no processo.

Vantagens das fossas sépticas

Independência do poder público, baixo custo, durabilidade e redução de poluição estão entre os vários benefícios dos usuários dos tanques sépticos.

As maiores vantagens das fossas sépticas são as seguintes:

  • Variedades – variam de durabilidade e resistência. A qualidade depende do material, que pode ser concreto, aço, fibra de vidro e plástico. Os modelos de concreto duram de 20 a 40 anos.
  • Economia – ajudam a economizar de várias maneiras, desde a instalação até a venda do imóvel no futuro. Além disso, têm baixo custo de manutenção.
  • Benefícios ao meio ambiente – não contaminam as águas subterrâneas se houver vazamento. Favorecem a flora e fauna, pois estimulam o crescimento de plantas que alimentam animais, como os pássaros.
  • Eficiênciaa fossa séptica é eficiente na purificação das águas residuais, pois o rejeito pode ser usado na recarga de águas subterrâneas.

A escolha e o tipo de tanque vão depender da localização, como e quem usará, o tamanho da propriedade, tipo de solo, água, quantidade de chuva e etc.

Cuidados na limpeza

O trabalho de limpeza do conjunto deve ser executado por empresa especializada, que possua equipamentos próprios e adequados à aspiração correta dos dejetos, a fim de garantir as boas práticas ambientais.

A Esgotecnica Limpa Fossa oferece serviços de limpeza de fossa séptica, com segurança e qualidade, zelando pela preservação da vida e do meio ambiente. Nossa empresa dispõe ainda de profissionais qualificados, com atendimento 24 horas, 365 dias por ano.

Através do uso de frota própria de caminhões de hidrojateamento e caminhoneta mini hidro e vácuo, os técnicos são capazes fazer o trabalho de desobstrução de galerias, bueiros, caixas de gordura e bocas de lobos, sem danificar as estruturas do estabelecimento.

Para a limpeza correta da fossa séptica, chame a Limpa Fossa conosco. Com mais de 30 anos de mercado, todos os serviços têm garantia de 90 dias, podendo ser estendida até 1 ano.

Solicite uma visita grátis e orçamento sem compromisso!

Deixe um Comentário...

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *