Quanto tempo dura uma fossa séptica

A fossa séptica é um sistema efetivo e que funciona muito bem para residências e imóveis que não contam com sistemas de escoamento de esgoto. Por mais que não pareça, as fossas sépticas estão longe de ser um sistema de tratamento de esgoto rudimentar e primitivo.  As fossas sépticas, além de durarem bastante tempo, são bem seguras para o meio ambiente e para os moradores.

O funcionamento das fossas sépticas é completamente baseado em ações de bactéria, gravidade e quase nenhum processo diretamente mecânico. Por isso é importante entender como cuidar da fossa para evitar que ela seja danificada sem possibilidade de reparos.

Quanto tempo dura uma fossa séptica?

Bom, essa é uma pergunta simples de ser respondida, a fossa séptica pode durar para sempre. Mas, e esse é um ‘mas’ muito importante, deve haver um cuidado muito grande com o todo o sistema, já que a fossa pode durar para sempre, mas pode parar de funcionar a qualquer momento devido a uma manutenção irregular.

Entenda um pouco melhor como ela funciona de forma sucinta:

  • A fossa retém o esgoto da casa em uma estrutura, geralmente feita de alvenaria ou pré-fabricada. Durante o período inicial de retenção é feito a separação do material sólido. Ele é levado para o fundo da fossa por processo de sedimentação através da gravidade.
  • As bactérias anaeróbicas realizam um processo natural onde anulam a ação dos micro-organismos e bactérias presentes nos dejetos humanos. Durante esse procedimento os dejetos sólidos são diminuídos e há a liberação de gases durante esse processo.
  • A parte líquida é levada até o sumidouro, instalação responsável por devolver o líquido trato para o meio ambiente de forma segura.
  • No final, o que sobra é o lodo, que fica depositado no fundo da fossa séptica. Esse é o material sólido que não é decomposto pelo processo natural da fossa.

É importante notar que para o processo funcionar de forma correta é necessário que: A parte estrutural da fossa esteja íntegra. Que as bactérias estejam saudáveis e vivas. E é importante notar que o lodo sobra no final.

O lodo é o que temos que nos preocupar, já que ele precisa ser limpo com certa periodicidade. Se o lodo não for retirado da fossa, ele acaba acumulando e eventualmente vai transbordar, deixando a fossa inutilizável.

A fossa transbordar é o que pode ser classificado como o “fim” dela. Apesar de ser possível dar jeito com uma empresa profissional.

Porque a fossa enche e transborda?

Como já falamos, a principal causador de uma fossa séptica que transborda é o acumulo de lodo. Para evitar esse problema é preciso limpar a fossa para retirar os dejetos sólidos restantes.

Essa limpeza deve sempre ser feita por uma empresa profissional de limpa fossa para evitar danos ao meio ambiente.

Como é feita a limpeza da fossa séptica

A limpeza da fossa séptica deve ser feita por uma empresa credenciada e com todos os equipamentos e funcionários treinados para esse tipo de serviço. A primeira preocupação que o proprietário de uma fossa deve ter é se a empresa vai realizar a limpeza sem danificar a fossa.

Em alguns casos é possível que pessoas não especializadas danifiquem a fossa ou as bactérias anaeróbicas durante o processo de limpeza e remoção do lodo.

Outra grande preocupação é qual vai ser o destino dos dejetos recolhidos da fossa. Uma empresa que está de acordo com a lei irá descartar os efluentes apenas em áreas destinadas para esse tipo de material. Como os aterros sanitários.

Ao contratar uma empresa que não está dentro das normas estipuladas pelos órgãos reguladores, pode ser que você confie em alguém que descarta os dejetos e forma irregular. Mesmo que a emprese jogue a sujeira “longe”, o meio ambiente ainda está sendo contaminado e eventualmente acabará prejudicando você de forma direta.

Sabendo da importância de contratar uma empresa séria, entenda como funciona a limpeza:

  • Ao contratar a Limpafossa vamos até o local com um caminhão equipado com um sistema a vácuo. O sistema aspira todos os dejetos e armazena no tanque séptico, feito especialmente para transportar esse tipo de resíduo.
  • Após a limpeza os dejetos são levados para o aterro onde são descartados de forma adequada e sem causar problemas para o meio ambiente.

Sim, é fácil e rápido! Basta contar com a gente para garantir que a sua fossa séptica vai ser limpa de maneira correta.

Outros fatores que afetam a fossa séptica

  • Produtos de higienização, como desinfetantes e cloros. Esses produtos podem prejudicar as bactérias presentes dentro da fossa e atrapalhar o funcionamento da fossa como um tudo.
  • Chuvas frequente, fossa em má conservação e com infiltração nas paredes.
  • Gordura e óleo de cozinha. Com as fossas é o mesmo caso das caixas de gordura, o óleo se solidifica e entope os canos.

Para garantir que a sua fossa funcionará adequadamente e que ela vai ser limpa por profissionais, chame a Limpafossa!

Comentários para este post estão fechados.